5 coisas para fazer toda segunda-feira

5 coisas para fazer toda segunda-feira

Essas reuniões foram importantes para mim e lembro-me delas com muito carinho. Apesar de ainda não termos filhos, meu marido e eu fazemos nossa noite familiar toda segunda-feira. Além de termos um tempo juntos, para conversar e se divertir, aproveitamos esse momento para avaliar nosso relacionamento, fazer metas e torná-lo cada vez mais forte. Além disso, ao efetuar um controle manual, as informações referentes às faltas injustificadas e justificadas podem se perder e se misturar diante de tantos papéis no setor de RH.

O trabalhador tem direito a alguns dias de licença após casamento, conhecida como licença casamento, licença gala ou licença matrimônio. A licença nojo, corresponde aos dias de folga que o trabalhador pode tirar mediante o falecimento de um ente próximo. Os dias de descanso não são descontados do profissional, pois, eles são garantidos pelas normas trabalhistas.

A legislação trabalhista ainda prevê que, em caso de trabalho durante o feriado, o colaborador tem direito a receber o valor da diária em dobro ou compensar a folga em outro dia, sem prejudicar a remuneração relativa ao repouso semanal. Mas algumas empresas funcionam com sistema de revezamento, e essa distribuição pode não ser tão exata assim. Nesse caso, a escala de trabalho pode começar na terça-feira, seguindo até sábado, e as folgas serem domingo e segunda, por exemplo. As escalas de trabalho são a distribuição dos dias da semana entre a quantidade de dias trabalhados e os dias de folga do funcionário.

O que é folga do trabalho?

Alguns de nós ficam energizados em um bate-papo com amigos e familiares, enquanto outros precisam de algum tempo sozinhos para relaxar. O importante é reconhecer qual delas se encaixa melhor no seu perfil na hora de planejar o deu dia de descanso. Na primeira semana de nascimento dos seus filhos, o colaborador pode faltar um dia, desde que apresente a certidão de nascimento logo após o retorno ao trabalho.

Defina os horários que precisará sair de casa, suas reuniões, prazos e itens de tarefas a fazer, consultas médicas e outras coisas. Se toda segunda você se organizar para a semana, os outros dias não serão de tanta correria e você irá se livrar daquele sentimento chato de que esqueceu algo importante. Assim, não terá que pensar sobre isso na hora de fazer o almoço ou o jantar e você terá tempo o suficiente para comprar os ingredientes. A escala de trabalho diz respeito à distribuição do trabalho e folgas de um funcionário na semana.

O que fazer em uma Segunda-feira de folga?

O setor de Recursos Humanos pode descontar o valor/hora de trabalho por causa da falta, assim como também é permitido optar por advertências verbais e por escrito e dependendo da quantidade de dias ausentes. Se o funcionário faltar na segunda-feira e não tiver justificativa para isso, o gestor pode descontar esse dia seguindo as normas estipuladas clube em São Paulo pela CLT. Veja quais são essas leis e saiba como lidar com essas atitudes. A legislação prevê que as mulheres tenham folga aos domingos a cada 15 dias. Já para os homens, essa folga deve ser concedida a cada 7 semanas. A escala 5×2 oferece vantagens para o trabalhador já que ela prevê um dia a mais de descanso do que é exigido em lei.

E quais as desvantagens dessa escala?

Sempre que sair da linha nos fins de semana, compense esses excessos logo na segunda-feira e siga direitinho o resto da semana. Marca o fim do final de semana, da sua folga, do dia que você pode dormir até mais tarde e representa o início do trabalho, dos estudos, do estresse e da correria. Muitas pessoas ficam mal-humoradas só por saber que esse dia da semana chegou. Mas, por que não olhar para a segunda-feira com uma outra perspectiva? Por que não pensar que ela marca o recomeço, que é o início para a mudança? Se todos pensassem dessa forma, ficariam mais felizes e encarariam esse dia de uma forma mais positiva, o que cá entre nós é bem melhor já que ela não vai desaparecer do nosso calendário.

Porém, se o colaborador não cumprir a sua jornada de trabalho completa, ele pode perder o direito ao DSR. Pensando nisso, vamos entender quais são os tipos de folgas do trabalho permitidos pela CLT e quando os colaboradores podem solicitá-las. Desde a sua publicação, o documento já sofreu várias melhorprospeccao.com/ alterações, visando adaptar às regras às novas tendências do mercado e as necessidades dos trabalhadores. A nova lei foi responsável por unificar todas as normas trabalhistas vigentes na época e o seu principal objetivo era regulamentar as relações de trabalho, sejam elas urbanas ou rurais.

Organize sua semana

Por último, outro exemplo de situação que dá direito a folgas do trabalho ou licença é a presença do funcionário em vestibulares para ensino superior. Já para serviços militares, as folgas serão concedidas durante o período em que o profissional deverá cumprir a função militar. Além disso, a lei também garante a licença para os casos de adoções. Assim, é possível tirar até 3 dias consecutivos de folga, mediante apresentação da certidão de casamento. Parágrafo único – Nos serviços que exijam trabalho aos domingos, com exceção quanto aos elencos teatrais, será estabelecida escala de revezamento, mensalmente organizada e constando de quadro sujeito à fiscalização. Desse modo, vamos entender as regras que a CLT prevê em relação às folgas do trabalho.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *