A importância do sono para atletas

A importância do sono para atletas

Nos últimos tempos, diversos estudos têm investigado a influência do sono para a performance esportiva. De forma geral, a falta de sono pode comprometer a velocidade, resistência, acurácia e precisão em atletas de diferentes modalidades esportivas, por alguns motivos que são citados abaixo. São horas de treinos físicos, técnicos e táticos extenuantes, de cuidados com a prevenção e reabilitação de lesões, de treinamentos psicológicos e de uma dieta alimentar rígida. No entanto, muitos atletas, ainda assim, não atingem o rendimento esportivo esperado.

Cada modalidade, cada pessoa tem uma rotina de sono, contudo, vou te apresentar um estudo publicado recentemente que trouxe resultados muito interessantes para você entender como é o sono de um atleta. A pesquisa científica teve como objetivo investigar a prevalência dos distúrbios do sono clinicamente relevantes em atletas de elite, e sua ligação com a higiene do sono, saúde geral, humor, cronotipo e lesões (Biggins et al., 2019). Nesta matéria vamos dar algumas dicas de como aproveitar melhor seu descanso. “No caso de atletas profissionais, a gente mensura, no início da temporada e durante os campeonatos, como está a qualidade do sono. Noites mal dormidas ou tempo de sono insuficiente podem sobrecarregar estes profissionais e prejudicar o seu desempenho”, destaca Guilherme.

Ajuda no controle do peso

Dentre os problemas gerados por esse fenômeno, estão a diminuição da produtividade durante o dia, alterações no humor e redução das funções do sistema imunológico, que é responsável por proteger o corpo contra doenças. Menores erros, menor velocidade de reação, menos lesões, maior precisão e pontaria, mais velocidade, melhores reflexos e melhor performance generalizada. Esses são apenas alguns dos benefícios do sono para atletas, todos eles resultados de pesquisas nos institutos e universidades de mais prestígio no mundo. “Para os atletas de alto rendimento, como os jogadores de futebol, há a necessidade de um sono um pouco maior. Podemos colocar entre 9 e 10 horas de sono por noite. Se a gente compara com ‘pessoas comuns’, ou a média da população, os atletas precisam sim dormir um pouco mais”, pontuou. Em entrevista à Boa Forma, o Dr. João Gallinaro, médico psiquiatra especialista em Medicina do Sono pela USP, explicou como a qualidade do sono pode impactar no desempenho de atletas de alto rendimento. Atletas e treinadores acreditam que a duração e a boa qualidade de sono são essenciais para o sucesso na competição, dada a relação entre sono e desempenho, como já elucidado anteriormente24.

A importância do sono para o desempenho dos atletas

Interferir nesse processo natural, causando noites mal dormidas, além de comprometer o seu humor, energia, cognição no dia seguinte, o seu projeto saúde tende a minar. Baixe o APP da Ukor na Loja da Google Play e Apple Store e tenha acesso a mais de 700 conteúdos exclusivos, desenvolvidos por especialistas renomados para te ajudar a melhorar sua qualidade de vida, rumo à uma vida mais equilibrada. A função executiva é a habilidade cognitiva mais importante para a performance esportiva, e abrange as habilidades de executar estratégias, tomar decisões e direcionar o foco de atenção para estímulos relevantes à tarefa. O sono insuficiente prejudica o funcionamento dessa habilidade, particularmente em tarefas que exigem a tomada de decisões, a reação ou enfrentamento de adversários ou a execução de uma estratégia de competição específica.

Sono para atletas: qual a importância?

As evidências sugerem que o aumento da duração e a melhora da qualidade do sono estão associados a um melhor desempenho e sucesso competitivo. Isto porque, está associado com a função e o desempenho em geral, função neurocognitiva e imunológica. Ademais, habilidades importantes, como tomada de decisão, tempo de reação e coordenação motora, podem ser afetadas por uma noite de sono inadequada. O departamento médico e o corpo técnico devem se conscientizar quanto aos possíveis distúrbios do sono associados à prática esportiva de alto rendimento, bem como procurar se antecipar a eles.

Faz mal dormir com animal de estimação na cama?

O ASBQ avalia e classifica o comportamento de sono do atleta através da frequência de ocorrência de situações do cotidiano, como por exemplo ingerir estimulantes antes de treinos noturnos, dormir em quartos diferentes e usar aparelhos eletrônicos antes de dormir. Assim, classifica o comportamento de sono como bom, intermediário e ruim, e com estes resultados betfiery em mãos é possível traçar estratégias eficazes para melhorar o comportamento do atleta e, consequentemente, a qualidade de seu sono. Atletas de elite frequentemente viajam para competir e estão expostos à fadiga de viagem e jet lag. O jet lag ocorre quando há mudança de fusos horários de forma abrupta, como em viagens transmeridionais de avião.

O travesseiro correto e de suporte apropriado faz com que a postura de descanso favoreça a anatomia da coluna, além de evitar torções e inflamações dos tecidos, que podem ser lesões extremamente prejudiciais para um atleta. Suas 13 tecnologias e 20 tipos de massagem proporcionam o alinhamento da coluna, combate ao cansaço, melhora da qualidade do ar e muitos benefícios para o seu bem-estar. Só o original Sono Quality tem 13 tecnologias aprovadas e recomendadas por médicos e especialistas, entre elas, a terapia quântica que combate dores crônicas e musculares, acelera o metabolismo e auxilia no efeito anti-inflamatório do corpo. O grupo de pesquisadoras é constituído por mulheres e liderado pela professora Mônica Andersen. Até o momento, foram publicadas 30 edições de gibis temáticos explicando questões específicas relacionadas à ciência e pesquisa, de maneira didática e acessível, entre esses, o relacionado ao sono dos atletas.

Já sabemos que o sono é um dos melhores reguladores de hormônio e que ajuda a manter em dia várias das nossas funções endócrinas. O sono exerce papel primordial na recuperação física e cognitiva de atletas, e restringi-lo ou não obter qualidade de sono satisfatória acarreta pior tempo de reação, humor, desempenho cognitivo e maior probabilidade de lesões. Contudo, atletas frequentemente apresentam sono de má qualidade e quantidade insuficiente, e as causas que levam a este sono indesejado são diversas.

Além disso, constatou-se que o período de privação de sono é determinante para o desempenho dos atletas nas tarefas esportivas. O voleibol é um esporte de alta intensidade, que exige inúmeros fatores, entre eles, uma rápida reação, tomada de decisões e um alto nível de atenção dos atletas, além de um bom preparo físico. Parte do sucesso nesta modalidade esportiva pode ser creditada ao programa de treinamento propriamente dito, bem como aos cuidados com a recuperação, e neste último, a importância do sono tem ganhado destaque devido ao seu papel tanto na recuperação metabólica quanto cognitiva.