Saúde Mental e Saúde Emocional, entenda as diferenças

Saúde Mental e Saúde Emocional, entenda as diferenças

O desequilíbrio emocional facilita o surgimento de doenças mentais. Assim, tê-la ou alcançá-la está muito longe da ausência de transtornos mentais. Como lidamos com essas emoções é o que determina como está a qualidade da nossa saúde mental. Segundo especialistas da área, uma dieta saudável pode reduzir em até 16% o risco de desenvolver um transtorno depressivo. E, como todo mundo sabe, comer bem é consumir frutas, vegetais, grãos integrais, carnes magras e peixe, além de produtos lácteos desnatados. Os exercícios físicos também reduzem os níveis de estresse oxidativo, cuja causa de alteração pode ser os distúrbios psicológicos.

Já a saúde mental é um pouco mais complexa, pois uma vez que envolvem questões químicas cerebrais pode ser mais difícil perceber sinais de que o indivíduo não está com a saúde plena. Raiva, tristeza ou depressão intensa causam mudanças no comportamento, fazendo-nos abandonar hábitos saudáveis e adquirir um estilo de vida sedentário ou dependente de substâncias que causem dependência química. Porém, caso esteja se sentindo deprimido e tendo pensamentos que possam colocar em risco sua vida e de outros, procure ajuda de um psicólogo ou entre em contato com o Centro de Valorização da Vida através do telefone 188.

O fator mais importante é, na verdade, percorrer o caminho para chegar lá. Se você se sente mais mal do que bem ao interagir com certas pessoas, considere remodelar a forma como você se relaciona com elas para não se abalar tanto. É preciso definir o período porque você pode estar sentindo um mal-estar momentâneo.

Por que o bem-estar emocional é importante?

Procure ajuda profissional, mesmo que você não tenha algum transtorno mental. Fazer terapia é uma forma de ir a fundo nas emoções e resolver conflitos internos, principalmente se você tem dificuldade em se abrir com amigos e familiares. Ambas possuem basicamente os mesmos caminhos, e o autocuidado é um deles.

Saúde mental e bem-estar emocional

Pratique exercícios físicos regularmente

No entanto, as noites mal dormidas são a causa da indisposição, mente inquieta, mau-humor e dificuldades para concentração, prejudicando até mesmo o raciocínio lógico. Thaiana Brotto é psicóloga especialista pela USP em Terapia Comportamental e pós-graduanda em Neurociência pela PUC. Cuide das suas finanças para combater o estresse, evitar passar por momentos de necessidade e não fazer dívidas difíceis de sanar. Para muitos indivíduos, a religião representa uma parte significativa de suas vidas.

Dica extra: conheça a hipnoterapia para desenvolver o bem-estar emocional

Mas focar na sua personalidade, necessidades, ser grato pelas suas conquistas e reconhecer que todos temos qualidade e defeitos, é um exercício de evolução, cujo resultado é a auto-realização. A chamada “atenção plena ou Mindfulness” traz benefícios indiscutíveis para nossa cognição e estado emocional. É uma prática de concentração na ação presente, sem julgar ou fazer juízo de valor. Não obstante, os alongamentos são voltados para o aumento da flexibilidade dos músculos, e promovem o bem-estar físico e mental. Reduzir as tensões musculares, prevenir lesões ou ativar a circulação são alguns dos benefícios. Yoga, por exemplo, ensina a relaxar, gerenciar o estresse, mas também aumenta a capacidade de se concentrar.

A saúde mental é o conceito usado pela psicologia para determinar a forma como as pessoas vivem em harmonia com suas habilidades, ambições, competências emocionais, objetivos, ideais e outros elementos. De acordo com o modo que administramos tais elementos em nossas vidas, podemos identificar reações saudáveis ou nocivas em nossa saúde mental. A partir de então, os pacientes conseguem desenvolver hábitos Exercício melhores e tomar decisões mais assertivas para cuidar da saúde mental. O bem-estar, por sua vez, é formado pelo bem-estar físico, social, profissional, psicológico, entre outros. Embora todos sejam importantes para a saúde mental, o bem-estar relacionado às emoções merece um destaque. Embora esteja ligada à saúde mental, a saúde emocional possui questões mais específicas, como padrões de pensamento.

E uma pessoa perdida está sempre aberta para as coisas ruins do mundo, como os vícios. Assim, mantenha-se bem hidratado e, de quebra, limite a ingestão de cafeína, considerando que ela bloqueia a melatonina e pode prejudicar o sono. Junte-se às mais de 50 mil pessoas que recebem nossa Newsletter Gratuita diretamente no seu e-mail. Não gaste além do que o seu orçamento permite, tampouco faça aquisições incondizentes com o seu modo de vida.

Já a saúde mental é um pouco mais complexa, por envolver questões químicas cerebrais, podendo ser mais difícil perceber sinais de que o indivíduo não está com a saúde plena. Também se espera das lideranças que colaborem para quebrar o estigma em torno do tema falando sobre ele e cuidando da própria saúde emocional. Outro fator é que janeiro é um mês comumente associado ao estresse e à pressão, devido ao fim das festas de final de ano e o início de uma rotina de trabalho ou escola.