Como o conteúdo dos sonhos quase sempre é de difícil interpretação, o psicanalista procura encontrar símbolos e padrões que façam sentido em meio ao surreal. Em seguida, o profissional faz uma série de questionamentos para encorajar o paciente a ter consciência de seus sentimentos e compreender ações comandadas pelo inconsciente. Ao longo dos encontros, ele desenvolve a autopercepção, sendo capaz de perceber seus processos mentais com mais clareza. O psicanalista, então, tem como principal função nos ajudar a superar traumas, preocupações, medos e dores emocionais conforme a análise do inconsciente.
Com base na fala do paciente, o profissional é capaz de realizar uma série de identificações, como pontuar referências do passado e medos, bem como possíveis origens para os seus problemas atuais. Ainda assim, a teoria psicanalítica de Freud detém significativa importância no ramo da psicologia devido às suas contribuições para o estudo da psique humana. Para compreendê-la por completo, precisamos conhecer os seus fundamentos básicos. A psicanálise é uma linha psicoterapêutica considerada complexa e intensa. Originada a partir da medicina, tem como intenção mergulhar na psique humana e estudar os fatores escondidos na mente inconsciente. Se você quiser, conheça os psicólogos em São Paulo e os psicólogos que fazem terapia online por videochamada.
Este, por sua vez, tem onde externar sua angústia e buscar orientação em relação a ela. No fim, se trata de um trabalho de reconstrução de sua imagem para si mesmo. Um dos fatores que torna otimista o cenário da terapia alternativa é o crescente interesse pela Psicanálise. Como fazer terapia pode ser algo novo para muitos, existe a dúvida em relação a como funciona e quanto custaria.
O principal objetivo da psicanálise é ajudar o paciente a compreender a origem de seus comportamentos disfuncionais, traumas e pensamentos equivocados. Existem dezenas de abordagens e métodos de tratamento desenvolvidos especialmente para tratar determinados transtornos mentais ou descontentamentos, como falta de autoestima ou produtividade. O acompanhamento psicológico é personalizado para um problema específico. Pessoas que buscam compreender suas próprias motivações e comportamentos em um nível mais profundo geralmente preferem este método de terapia. Por exemplo, quem procura entender a raiz dos seus dilemas e não apenas as suas manifestações no dia a dia é um bom candidato para a psicanálise. Através dela, consegue identificar pedaços importantes de informação que o paciente deixa escapar durante a sessão ao falar sobre assuntos aleatórios.
Espero que essas respostas às perguntas mais frequentes possam ajudar a tranquilizar e informar aqueles que estão considerando a psicanálise como uma opção de tratamento. A duração do tratamento psicanalítico pode variar de paciente para paciente, pois depende das necessidades e objetivos individuais de cada um. Algumas pessoas podem precisar de apenas algumas sessões, enquanto outras podem continuar o tratamento por anos. É comum que o tratamento seja mais longo do que outras abordagens terapêuticas, pois a psicanálise se concentra em explorar profundamente as questões emocionais e comportamentais.
Qual a diferença entre um psicanalista para um psicólogo?
Pode-se dizer que este método de terapia busca desvendar os mistérios intrínsecos de nosso ser. No meio clínico, os psicanalistas fazem atendimentos individuais, em grupo ou em instituições. Os atendimentos acontecem em um ambiente reservado para que o paciente Curso de Psicanálise EAD se sinta seguro em compartilhar seus sentimentos e pensamentos de forma aberta e clara com o psicanalista. Com suas investigações sobre a psique humana, Freud entendeu que os processos mentais inconscientes eram a fonte para os distúrbios psíquicos.
Considerações finais: sessão de psicanálise
Bem como o psicólogo e psiquiatra, este profissional cuida da saúde mental dos pacientes. Existe grande confusão, no entanto, em relação ao papel desempenhado por ele especificamente. “Inicie pelo que te trouxe à terapia, quais são suas expectativas com o processo e o que você deseja buscar de mudança. Aproveite para tirar todas as dúvidas sobre a maneira de trabalho do profissional e como irá funcionar o tratamento”, instrui. Quando ouvimos falar em psicanálise, logo nos vem em mente o retorno ao passado para entender o presente.
O requisito para iniciar o curso é uma formação na área de ciências humanas, como psicologia, história, letras, sociologia, antropologia, entre outras. O mais recomendado, no entanto, é obter uma formação em psicologia ou medicina. Ou seja, os problemas são os mesmos dos tratados pelo psicólogo e o psiquiatra. Já o psiquiatra é um profissional que realizou faculdade de medicina e fez a sua especialização ou residência em Psiquiatria, a área que é capaz de diagnosticar e tratar doenças mentais. O psiquiatra, diferente do psicólogo e do psicanalista, pode receitar remédios.
Como escolher um psicanalista?
Ainda hoje, mais de 100 anos depois do seu nascimento, existem muitas dúvidas em relação à metodologia. A Clínica de Psicologia Nodari realiza atendimentos particulares em Psicoterapia, especializados na Terapia Cognitivo-Comportamental e Avaliações Neuropsicológicas. No blog da Clínica, publicamos um texto onde esclarecemos as principais dúvidas sobre atendimento online. Para conhecer a formação e especialidades dos psicólogos da Clínica Nodari, clique neste link. Situações como essas estão entre os principais motivos que levam pessoas a conversar com um psicólogo pela primeira vez. E o ideal é que não espere se sentir doente para experimentar uma primeira sessão de terapia.