A canela é uma especiaria rica em compostos anti-inflamatórios e antioxidantes, que ajudam a prevenir doenças cardiovasculares e diabetes. Além disso, a canela também ajuda a acelerar o metabolismo, promovendo o emagrecimento. A quinoa é rica em fibras que melhoram a digestão e regulam o funcionamento do intestino.
A quinoa geralmente é vendida na sua versão em pó, ficando parecida com a aveia moída, mas também pode ser encontrada como grão inteiro. Em ambos os casos a quinoa tem todos os seus nutrientes conservados e o consumo diário não deve ser feito em quantidades elevadas. É bom não exceder a quantidade de água para que não vire uma “papa” e também para aproveitar melhor seus nutrientes. Mas vale lembrar que o consumo de fibras deve ser acompanhado de uma boa ingestão diária de água. O consumo moderado, aliado a uma dieta equilibrada e à prática regular de atividade física, não contribui para o ganho de peso. Apesar de ser considerada um carboidrato, a quinoa é relativamente baixa em calorias quando comparada a outros grãos.
Rica em fibras
Adicionar a vagem, a couve-flor, a cenoura ralada, a quinoa, as ervas aromáticas e o sal, e misturar. A quinoa cozida ou na forma de flocos também pode ser acrescentar ao iogurte ou leite, e na forma de farinha pode ser usada para prepara vitaminas, panquecas e bolos. A quinoa também não contém glúten, sendo interessante para as pessoas com intolerância ao glúten ou que querem evitar o seu consumo. Então agenda uma consulta com uma nutricionista online em nossa plataforma digital. A quinoa pode ser consumida como substituto do arroz em pratos quentes e frios, como saladas, sopas, risotos. Também pode ser usada no preparo de hamburgueres, tortilla, salgadinhos, torradas e até mesmo em forma de farinha para preparações como panquecas e bolos.
Confira dicas de como emagrecer com saúde
O QbemQfaz é um portal de conteúdos sobre saúde, nutrição, bem-estar e alimentação saudável da Nestlé. Os conteúdos desse site têm caráter informativo e não substituem o aconselhamento e acompanhamento médico, nutricional e de outros profissionais de saúde. O Que bem o consumo regular de quinoa traz vários benefícios que faz vai te revelar três maneiras de preparar quinoa para comer. Os alimentos que ajudam a emagrecer são aqueles que melhoram o trânsito intestinal, combatem a retenção de líquidos, aceleram o metabolismo ou promovem a saciedade, como a couve-flor, o chá…
Quibe vegano de quinoa: saudável e delicioso
Além de ser rica em proteínas, a quinoa auxilia o bom funcionamento do metabolismo e reduz o apetite. A alta quantidade de fibra presente na quinoa aumenta a sensação de saciedade, diminuindo a vontade de ingerir mais calorias. A proteína é feita de aminoácidos, nove dos quais são chamados essenciais, pois o corpo não pode produzi-los e precisa obtê-los por meio da dieta. Se um alimento contém todos os nove aminoácidos essenciais, diz-se que ele é fonte de proteína completa. Um estudo revelou que o alimento já foi uma das principais fontes de proteínas do antigo povo andino. As mais de 3.120 variedades de sementes de quinoa foram conservadas por quechuas e aymarás, e, após a invasão espanhola, tiveram seu uso reduzido, cedendo lugar para grãos consumidos na Europa, como o trigo e a cevada.
A quinoa é muito versátil, podendo ser consumida cozida, em preparações como guisados, com legumes ou em saladas, além de também poder ser utilizada para preparar hambúrguer vegetariano, por exemplo. Além disso, os fitoecdisteroides da quinoa, como a hidroxiecdisona e a maquisterona, podem ajudar a prevenir ou auxiliar no tratamento da osteoporose na pós menopausa. Opções práticas de consumo também são as barras de cereais e granolas prontas que contenham o grão e como farinha, ao ser triturada. Embora seja um alimento seguro para a maioria das pessoas, algumas podem ter alergia à quinoa, especialmente aquelas sensíveis a alimentos como espinafre, beterraba e acelga. O alimento também é bastante rico em oxalatos, que reduzem a absorção de cálcio e podem causar problemas para certos indivíduos com cálculos renais recorrentes. Sem saberem, muitas pessoas possuem deficiência em magnésio, potássio, ferro e zinco (no caso de mulheres).
Quando se fala em proteína e aminoácidos essenciais não se pode esquecer da quinoa , do qual consiste em uma pequena semente redonda que pode variar da cor amarelo para vermelho. Para os vegetarianos e veganos é uma ótima opção, pois fornece os aminoácidos essenciais, bem como uma excelente fonte de proteína e ácidos graxo (Ômega 3 e 6). Devido à quantidade de ferro presente na quinoa, seu consumo pode diminuir o risco de anemia ferropriva, que ocorre devido a uma deficiência do mineral no organismo. A quinoa apresenta boas quantidades de fósforo, magnésio e cálcio, minerais essenciais para a saúde óssea, principalmente em mulheres pós-menopausa. Além disso, contém o aminoácido lisina, que contribui bastante para o fortalecimento dos ossos, pois ajuda na absorção de cálcio. Os sucos detox, como de couve, limão e pepino, agrião e laranja ou de tomate, ajudam a emagrecer e secar a barriga, porque eliminam o excesso de líquido corporal, controlam a fome e melhoram o funcionamento do intestino.
No entanto, a quinoa é uma exceção, porque contém todos os aminoácidos essenciais. Por esse motivo, é uma excelente fonte de proteína, sendo uma aliada de praticantes assíduos de atividade física. Veja só, 100g de quinoa são equivalentes a 4 colheres de sopa cheia do cereal, enquanto 100g de arroz polido (arroz branco tipo 1) são 5 colheres de sopa cheias.
Além disso, alguns estudos mostram que os fitoecdisteroides podem ajudar a melhorar o desempenho nos treinos e a contribuir para o crescimento e a construção de músculos. Entretanto, ainda são necessários mais estudos que comprovem esse benefício. Nesse artigo vamos explicar o que é a quinoa, a sua importância para uma alimentação mais nutritiva e completa além de quatro dicas práticas para consumi-la diariamente. Redatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
Essa mesma quantidade do alimento (cozida – que tem valores diferentes quando crua) possui cerca de 22 calorias, com 39 gramas de carboidratos e quatro gramas de gordura. As sementes também contêm uma pequena quantidade de ácidos graxos ômega-3. O cereal também é uma opção para quem não consome carne — o hambúrguer de quinoa costuma fazer sucesso entre veganos e vegetarianos, podendo acompanhar saladas e sanduíches. A quantidade recomendada para aproveitar os benefícios é consumir no mínimo 2 colheres de sopa por dia. O índice glicêmico do cereal é baixo, ou seja, ele libera energia aos poucos e não provoca picos de açúcar no sangue. Portanto, seu consumo regular contribui para controlar os níveis de glicose no organismo, o que é favorável para diabéticos.