O efeitos colaterais só costumam ocorrem quando é ministrado uma dose mais alta que a devida. O Puran T4 é composto pela forma sintética do hormônio T4, a levotiroxina sódica. T4 é um hormônio produzido e sintetizado pela glândula tireoide, essa fica localizada no pescoço em frente as vias áreas. Os chás para emagrecer são um ótimo recurso para completar a dieta, pois ajudam a desinchar e a perder barriga, além de serem uma ótima opção caseira e natural. Confira 8 dos melhores chás comprovados pela ciência para emagrecer de forma natural e veja como preparar e tomar cada um. Alguns dos principais motivos para não conseguir emagrecer incluem dormir pouco ou mal, não praticar atividade física regular e pular refeições.
O ideal é que volte a conversar com seu médico sobre a perda de peso, ou que consulte um outro endocrinologista. Esteja também atenta a outros possíveis sintomas, que podem reforçar a hipótese de uma dose excessiva de medicamento. Muitas vezes ao reduzir a dose do medicamento, os efeitos colaterais indesejáveis, como o emagrecimento, param. Como vimos anteriormente, o Puran T4 influencia bastante o metabolismo, principalmente em pessoas que sofrem com hipotireoidismo.
Por isso, é muito comum as pessoas se perguntarem se o Puran T4 emagrece, já que as pessoas com hipotireoidismo tendem a ganhar mais peso. O hormônio T4 está diretamente ligado ao nosso metabolismo, quando existe a condição de hipotireoidismo, o metabolismo fica mais lento. Com isso, em muitos casos é necessário fazer a reposição hormonal de forma sintética para suprir essa deficiência no organismo. — Eram as chamadas “associações magistrais”, que continham diuréticos, laxantes e hormônios tireoidianos. O problema é que, para emagrecer, a a dose de hormônio tem que ser grande, praticamente uma intoxicação. Um emagrecimento brusco pode ser causado por diversos fatores, como depressão, problemas na tireoide, estresse agudo, disfunções hormonais, entre outros.
Como usar T4 para emagrecer?
Um dos grandes mitos acerca do hipotireoidismo é de que ele faz o paciente engordar. “Embora o ganho de peso seja uma das manifestações clínicas dessa disfunção da tireoide, existem inúmeros pacientes que não apresentam este sintoma. A fluoxetina é um remédio antidepressivo que apesar de não ser indicado para emagrecer tem como efeito colateral a perda do apetite, o que pode favorecer o emagrecimento. Entenda a relação entre a fluoxetina e o emagrecimento e possíveis efeitos colaterais.
Por que os hormônios de tireoide são usados para fins de emagrecimento? A tireoide é a principal glândula reguladora do nosso metabolismo. Em casos de doença a tireoide pode funcionar em excesso, levando ao desenvolvimento de quadros de hipertireoidismo. A principal utilização do Puran T4 é para terapia de reposição hormonal em pacientes com hipotireoidismo. Ou seja, aquelas pessoas cuja glândula tireoide não produz a quantidade necessária do hormônio T4, precisam utilizá-lo. Caso o paciente faça uso correto da medicação e seus exames de sangue mostrem valores normais de hormônios tireoidianos, sua doença está compensada e, portanto, a tireoide não afetaria em nada no ganho ou na perda de peso.
Estudo holândes sugere que levotiroxina pode ser tomada na hora de dormir. Tradicionalmente, o comprimido de levotiroxina é prescrito pelos médicos para ser tomado pela manhã em jejum com estômago vazio. Os comprimidos de Puran T4 devem ser ingeridos com estômago vazio (1 hora antes ou 2 horas após o café da manhã ou ingestão de alimento), a fim de aumentar sua absorção. Os sintomas do hipotireoidismo costumam melhorar com 2 a 3 semanas de tratamento, mas o efeito máximo do medicamento demora pelo menos 6 semanas.
O Puran T4 é um medicamento muito utilizado, embora quase sempre surjam dúvidas como por exemplo, se ele emagrece ou engorda, ou se causa efeitos colaterais. A levotiroxina (o hormônio T4 em cápsulas) deve ser ingerida de estômago vazio ou pelo menos duas horas após a última refeição. Ainda é recomendado aguardar de 30 a 60 minutos para ingerir algum alimento após tomar o remédio. Quando há ganho de peso, ele é relativamente pequeno, geralmente de cerca de 2 Kg, e o tratamento reverte totalmente este efeito do hipotireoidismo”, explica Dra. A nutricionista Alexandra Marinho elaborou um cardápio detox da tireoide com aproximadamente 1200 calorias diárias, que possibilita a perda de até 5 kg em 30 dias. Para acelerar o emagrecimento, faça 40 minutos de atividade física, três vezes por semana, e não esqueça de tomar 2 litros de água diariamente.
Quantos quilos o hipotireoidismo engorda?
De uma forma geral, as doses de Puran T4 podem variar conforme o grau de hipotireoidismo, a faixa etária e a aceitação individual do paciente. É preciso cuidar a dosagem, pois se for administrado de forma incorreta provocando uma super dosagem que podem promover arritmia cardíaca e falhas nas batidas do coração podendo levar o paciente ao coma e até a morte. Vitamina D, zinco, vitamina A, iodo e selênio são essenciais no combate ao hipotireoidismo, assim como a quantidade certa de carboidratos, pois, quanto maior o consumo de carboidratos, maior a demanda da tireoide. Quem toma esse medicamento Puran T4 pode ingerir bebida alcoólica? Não existe nenhuma recomendação de não ingerir álcool pelo uso do Puran T4 .
A água e o limão não irão interferir na absorção da levotiroxina. Alimentos com alto teor de fibras são os que mais interferem na absorção da medicação. É que a metformina facilita a ação da insulina produzida pelo pâncreas. Como a insulina aumenta a formação de gordura, esse efeito da metformina auxilia no emagrecimento. Deve ser ingerido em jejum pela parte da manha até 1 hora antes de tomar o café da manha.
Para as pessoas que não sofrem de hipotireoidismo, é possível que o Puran T4 cause perda de peso no curto prazo, de modo que muitas pessoas se iludem acreditando que o remédio é eficaz para isso. O ideal é que ele seja tomado em jejum , com um intervalo de 30 minutos até o café da manhã. No precisa ser tomado no mesmo horário , mas sim respeitar o intervalo entre a mediação e o café da manhã. O Puran T4 é indicado para repor hormônios em casos de hipotireoidismo ou de supressão do hormônio TSH da hipófise, que é um hormônio estimulante da tireoide, em adultos e crianças. Este texto foi escrito pela Memed, uma plataforma de prescrição digital gratuita para médicos. Ela possui mais de 60 mil medicamentos cadastrados e facilita o dia a dia do médico, trazendo também mais comodidade ao paciente, já que possibilita a compra de medicamentos online.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
O laboratório Sanofi-Aventis, fabricante do Puran T4, publica na bula do medicamento que “hormônios da tireoide não devem ser usados para perda de peso”. Para a empresa, a eficácia do medicamento no tratamento de hipotireoidismo conquistada em 30 anos de mercado e a estimativa de 10 milhões de puran t4 50mg pacientes no país são responsáveis pelas boas vendas. No ranking, o medicamento divide espaço com produtos de amplo uso, como anticoncepcionais e um descongestionante nasal, informa a IMS Health, consultora especializada na área de saúde. Embora um dos sintomas mais comuns do hipertireoidismo seja a perda de peso, em alguns casos, as pessoas podem engordar. Isto pode acontecer porque o aumento do metabolismo causado pelo hipertireoidismo também causa um aumento do apetite, o que leva algumas pessoas a comer mais, podendo, em alguns casos, engordar.
Nesse caso, os efeitos nocivos dessa doença são evitados, e o metabolismo passa a funcionar corretamente. Além disso, como o hormônio T4 produzido pela glândula tireoide é responsável por regular a velocidade do metabolismo, o hipotireoidismo provoca uma desaceleração metabólica. Por isso, a medicação deve ser usada todos os dias, preferencialmente pela manhã e de estômago vazio, sempre com a orientação de um profissional de saúde. O controle é realizado através do valor de TSH que demora algumas semanas para normalização (6-8 semanas). Pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão Reservar uma consulta.
Como forma de tratamento, esses pacientes muitas vezes ingerem formas sintéticas do hormônio T4 (como o Puran T4, muito comercializado no Brasil). Com a dose adequada do hormônio, as funções por ele reguladas (entre elas a velocidade do metabolismo) voltam ao funcionamento normal. Há quem faça uso do hormônio sintético sem verdadeira necessidade. Em resumo, uma doença de hiperfunção da tireoide (hipertireoidismo) pode realmente emagrecer, porém à custa de uma série de outras comorbidades, que não faz valer a pena a perda de peso.