Gastos corporativos: estudo analisou despesas de 750 empresas


Solicite, aprove e concilie reembolsos de despesas em minutos, sem planilhas e instantâneo. A IA identifica a compra, encontra automaticamente a transação correspondente, valida os dados e conclui a conciliação. Agora, basta o colaborador enviar a foto do recibo para o e-mail ou WhatsApp da Clara. Assim, times de alto volume conseguem operar com mais velocidade, consistência e previsibilidade. Além das integrações nativas, novos casos de uso foram incorporados, como reembolsos, OCR e dados da conta digital.

  • Como toda inteligência artificial, o Bob já está evoluindo para incorporar novas funcionalidades.
  • Dessa forma, o seu objetivo principal é garantir mais precisão nos dados, eficiência nos processos e uma visão clara para a tomada de decisões.
  • Outra novidade, prevista para junho, é a integração do Bob ao WhatsApp, que permitirá a consulta de saldo e extrato e o envio do comprovante da despesa pelo aplicativo, facilitando o processo de reembolso.
  • A rede de escolas de idiomas, BRASAS, precisava controlar despesas em diferentes unidades.
  • Mudanças nas preferências dos viajantes, novas tecnologias e o cuidado com o meio ambiente estão transformando o papel dos gestores de viagem.

Esse tipo de controle financeiro traz mais resultados do que apenas eliminar algo sem um motivo. Afinal, o objetivo é fazer uma gestão inteligente e estratégica com foco no resultado. A gestão estratégica de custos é importante, pois ajuda a ter uma visão geral da situação financeira da empresa. Dessa forma, é possível saber o total de dinheiro necessário por mês, o que permite analisar de tempos em tempos os gastos para reduzir e/ou eliminar despesas que oneram a empresa. A transformação digital também chegou às viagens a trabalho — e as empresas que saem na frente já colhem os frutos de uma gestão mais ágil, integrada e econômica. Ter um fluxo claro de solicitação e aprovação permite avaliar a real necessidade da viagem antes da compra de passagens ou reservas.

Em alguns casos, até uma reunião virtual pode ser mais eficiente que uma viagem corporativa. Sempre que possível, considere alternativas mais econômicas de deslocamento, como viagens de trem ou rodoviárias em trechos curtos. Além disso, o planejamento garante que os deslocamentos sejam mais eficientes, reduzindo o tempo perdido. Portanto, entender os direitos e deveres do colaborador ajuda a evitar surpresas e até problemas legais. Fique bem informado, recebendo diariamente os principais assuntos da contabilidade. Não obstante, interlocutores do governo informam à imprensa que, se o cenário continuar a deteriorar-se, novas medidas não estão descartadas.

A partir do modelo self-booking, a VOLL facilita a jornada de viagem de ponta a ponta, desde a reserva até a prestação de contas. O viajante tem todas as informações e solicitações na palma das mãos, dando ao gestor mais tempo no dia a dia para focar em atividades e análises estratégicas. A preocupação com os impactos ambientais e sustentáveis já está na mira dos grandes executivos, impactando negócios e formas de gerenciar empresas.

O futuro da gestão de gastos corporativos no Brasil

Tecnologia em Gestão Financeira

Esses recursos elevam a qualidade da gestão financeira, permitindo que gestores e equipes identifiquem tendências, melhorem o controle de custos e planejem investimentos com maior segurança e transparência. Em relação às fraudes, houve um aumento significativo em 2023, com mais de 22 transações reprovadas, um crescimento superior a 6% em relação ao ano anterior. Essas despesas reprovadas totalizaram mais de R$ 4,4 milhões, um valor 59% maior em relação a 2022. A inteligência artificial desempenhou um papel fundamental na identificação dessas fraudes, com 6.334 despesas relacionadas à compra de bebidas alcoólicas e 2.028 relacionadas ao tabaco. “Contar com IA na gestão de despesas vai além da detecção de fraudes e segurança nos processos. Ela consegue reduzir em até 80% o tempo gasto no controle dos gastos, o que tem ajudado as empresas aumentar sua eficiência operacional”, comenta Fábio Antunes.

Nos últimos anos, a gestão financeira deixou de ser vista apenas como um setor operacional para se tornar uma área estratégica dentro das organizações. As ferramentas digitais e a inteligência artificial têm permitido que as empresas adotem controles mais rigorosos e, ao mesmo tempo, otimizem o tempo das equipes financeiras. Ao automatizar tarefas repetitivas, a gestão financeira ganha agilidade, reduz erros e possibilita uma análise mais profunda dos dados, facilitando decisões mais rápidas e embasadas.

Isso cria um ecossistema mais transparente, competitivo e eficiente, onde empresas podem acessar informações financeiras em tempo real e oferecer soluções personalizadas aos seus clientes. Por exemplo, sistemas que reduzem o uso de papel promovem a sustentabilidade ambiental, enquanto tecnologias que aumentam a transparência nas operações financeiras contribuem para a governança corporativa. Essas tecnologias conseguem identificar comportamentos suspeitos que podem indicar fraudes, protegendo a empresa de prejuízos financeiros. Os benefícios da tecnologia em gestão financeira com certeza giram em torno da otimização de tarefas, mas também vão muito além disso.

A política de sigilo de 100 anos cobre uma gama de documentos administrativos, levando a um aumento significativo nas negativas de pedidos de informações. Entre janeiro de 2023 e dezembro de 2024, 3.210 pedidos foram negados, um aumento de 8,4% em relação ao mesmo período do governo anterior. Este aumento é visto como uma contradição em relação às promessas de maior transparência.

✅ 3. Eficiência no controle orçamentário

No Brasil, onde a legislação de transporte é rigorosa, manter a documentação atualizada e assegurar a conformidade com todas as normas regulatórias é fundamental para evitar multas e outras penalidades. Isso inclui desde a documentação dos veículos até os registros de manutenção e seguros. A IA da Payfy é um sistema antifraude, que monitora seus gastos o tempo todo, evita erros, emite alertas de transações fora da política e mantém tudo em conformidade.Veja onde cada onde está com muito gasto sem depender de planilhas.

Ao incorporar soluções corporativas tecnológicas, é possível otimizar processos, economizar recursos e tomar decisões mais estratégicas e embasadas em dados confiáveis. O controle de despesas corporativas é uma demanda importante e que pode decidir o futuro financeiro da empresa. Neste momento, auditorias regulares são importantes para atestar que a empresa tem bons processos e consegue mantê-los constantemente. Processos manuais que contribuem para erros humanos e a falta de conformidade com as políticas aumentam o risco de fraudes e irregularidades e impactam diretamente na saúde financeira da empresa. A Knapp, empresa de serviços logísticos, buscava melhorias na gestão financeira e recorreu ao Paytrack para garantir um acompanhamento em tempo real e online centralizando os processos de gestão e relatórios gerenciais. Com uma visão clara e abrangente de suas despesas, os gestores podem identificar oportunidades de investimento e otimizar seus recursos financeiros para alcançar seus objetivos de negócios de longo prazo.

A confiança do Banco do Brasil.

Modelos de gestão estruturados permitem maior capacidade de adaptação em momentos de instabilidade. Logo, o líder do futuro é aquele que prepara a empresa para cenários diversos, mantendo o foco nos resultados, mas com flexibilidade para mudar a rota quando necessário. É mudar a forma como o financeiro opera, tornando-o mais estratégico, preditivo e conectado ao negócio. Os cases de sucesso mostram como a gestão de despesas corporativas bem estruturada gera impacto real em diferentes setores.

Além disso, empresas com dados desorganizados enfrentam mais obstáculos para captar recursos. Simplifique e unifique a experiência dos seus fornecedores com o melhor SRM do mercado. Gestão de despesas corporativas Durante o processo de qualificação dos fornecedores o preço é um dos fatores fundamentais, mas também é preciso prezar pela qualidade, pelo bom atendimento, por processos bem definidos, entre outros relacionados. Esse processo é importante porque, infelizmente, pode acontecer de funcionários estarem agindo de má-fé e gerando custos que seriam facilmente evitados se houvesse uma vigilância maior das atividades.

Toda empresa tem clientes externos e internos  — estes últimos são os funcionários e colaboradores. Nesse caso, quando a companhia não tem uma “boa fama” por descumprir acordos financeiros, essa imagem se reflete em todas as demais ações, e a marca perde espaço para os concorrentes. A inadimplência gera desconfiança, afetando seriamente a credibilidade do negócio perante o mercado, incluindo os clientes. Sabendo o que a empresa tem de despesas fixas e controlando as despesas variáveis, sobra para investir nas ações que vão impulsionar as metas de crescimento e faturamento. Se as despesas forem grandes e o faturamento não crescer junto, é um sinal para alguma medida para equilibrar os gastos seja tomada, além de trabalhar para criar ações de marketing e venda mais consistentes. Contextualizando um pouco essa linha de raciocínio, vamos pensar que, quando uma pessoa abre uma empresa, seu objetivo é obter rendimento, certo?