BAIRROS ANTIGOS DE SOROCABA

BAIRROS ANTIGOS DE SOROCABA

Com uma construção de concreto e vidro, o Paço Municipal tem seis andares, que foram inspirados em uma parábola, simbolizando o crescimento do futuro do município. Em 1964, o Mercado Municipal ganhou o nome de “Alcino de Oliveira Rosa”, por meio da Lei Municipal 1.278, de 6 de novembro de 1964, em homenagem ao prefeito da época, responsável pela construção do espaço. O atual “Mercadão”, localizado entre as ruas Francisco Scarpa e Padre Luiz, foi inaugurado em 12 de outubro de 1938, no estilo francês art déco, sendo projetado pelos arquitetos Affonso Iervolino e Zenon Lotufono. A estação foi o primeiro edifício construído em tijolos na época de 1875, projetado pelo alemão Clement Noveletto Spetzler.

Baltasar Fernandes doou terras aos beneditinos de Parnaíba, para que estes construíssem um convento e uma escola. O povoado foi elevado a município no dia 3 de março de 1661, passando a chamar-se vila de Nossa Senhora da Ponte de Sorocaba e, na ocasião, foi instalada a primeira câmara municipal. No mês de agosto, está previsto o início das intervenções nos trechos três e quatro, tornando necessária a interdição temporária na Rua Ramon Haro Martini. “Haverá troca da tubulação e será remanejada uma parte da rede de esgoto”, explicou o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Tiago Suckow. Um dos motivos da melhoria é que em março de 2021 houve uma grande chuva e os moradores do bairro sofreram com alagamentos. O Jardim Europa fica na Zona Leste de Sorocaba e mantém características típicas de uma cidade do interior.

Pontos Turístico e Históricos em Sorocaba

João para o Brasil, logo em 1812, os sorocabanos pedem uma escola de primeiras letras, que finalmente é concedida e instalada em 1815. Por essa escola passaram mestres como jacinto Heleodoro de Vasconcelos, Gaspar Rodrigues Macedo, Francisco Luiz de Abreu Medeiros, etc. De cerca de 1830 é a primeira escola feminina de primeiras letras, e de cerca de 1830 a primeira cadeira de Latim e Francês, que na época equivalia ao curso secundário, e teve como professor sorocabavoh.com.br Francisco de Paula Xavier de Toledo. Das escolas secundárias criadas em diversas cidades, apenas Sorocaba conseguiu manter a sua, pelo grande número de alunos que a frequentavam. João para o Brasil, logo em 1812, os sorocabanos pediram uma escola de primeiras letras, que finalmente foi concedida e instalada em 1815. Em 1852, graças à acumulação de capital proporcionada pelas Feiras de Muares, surgiram as primeiras fábricas de algodão e de seda.

Qual o bairro mais rico de Sorocaba?

Rede Telefônica Sorocabana, que construiu a primeira central telefônica da cidade utilizada até os dias atuais. Em 1976 passou a ser atendida pela Telecomunicações de São Paulo (TELESP),[77] que posteriormente construiu as demais centrais telefônicas. Em 1998 esta empresa foi privatizada e vendida para a Telefônica,[78] sendo que em 2012 foi adotada a marca Vivo[79] para suas operações.


Qual é o bairro mais antigo da cidade de Sorocaba?

Os melhores bairros de Sorocaba para morar em 2022

Temos zelado diariamente por esses espaços tão importantes para a memória de famílias sorocabanas”, afirma o secretário da Serpo Darwin de Almeida. Conhecido como a parte nobre da cidade de Sorocaba, o bairro Campolim é localizado na zona sul da cidade e reúne muitas opções de imóveis de alto padrão. O bairro fica próximo do Shopping Iguatemi Esplanada e ainda concentra os melhores hipermercados e opções de lazer, como os parques Kasato Maru e o Parque Campolim. O município está integrado — junto com a Grande São Paulo, a Região Metropolitana de Campinas e a Baixada Santista — ao Complexo Metropolitano Expandido, uma megalópole que ultrapassa os 30 milhões de habitantes (cerca 75% da população paulista) e que é a primeira aglomeração urbana do tipo no hemisfério sul. Praticamente comercial, a região central tem grande valor cultural e histórico.

Por volta de 1830 foi fundada a primeira escola feminina de primeiras letras e em 1845, a primeira cadeira de Latim e Francês que, na época, equivalia ao curso secundário, e teve como professor Francisco de Paula Xavier de Toledo. Dessas escolas secundárias criadas em diversas cidades, apenas Sorocaba conseguiu manter a sua, pelo número de alunos que a freqüentavam. Varnhagem viera em 1809 para cá, como auxiliar dos suecos, que já tentavam lograr êxito nessa área, sendo elevado a diretor da Fábrica em construção, por carta régia de 27 de setembro de 1814, cargo que ocupou por dez anos. A fábrica de Ipanema produziu grande quantidade de ferro, principalmente material bélico, durante a Guerra do Paraguai. Em 1852, graças à acumulação de capital proporcionada pelas Feiras de Muares, surgiram as primeiras fábricas de algodão e de seda.

Entre as décadas de 1910 e 1970, a imigração espanhola na cidade teve seu ápice, com a oferta de empregos nas fábricas da cidade e a oportunidade de negócios na região. A influência espanhola está presente na Vila Haro e em outros bairros do Além Ponte, como Vila Hortência, Barcelona, entre outros. Localizado na Zona Oeste, o Cerrado é um bairro em expansão e com grande potencial, o que o coloca em destaque entre os melhores bairros de Sorocaba. Trata-se de uma boa alternativa para quem quer um lugar seguro e tranquilo, mas sem abrir mão das comodidades típicas de uma região desenvolvida. O trânsito é movimentado, mas, como as principais vias são largas, o tráfego em horários de pico flui melhor que em outras regiões.

Uma delas é a unidade do SESI (Serviço Social da Indústria), que fica na Rua Duque de Caxias e recebe alunos do ensino fundamental e do ensino médio. O local também tem o Teatro SESI e o CLE (Centro de Lazer e Esportes), que promovem uma série de atividades culturais e esportivas voltadas para a comunidade. O bairro é ideal para quem deseja viver próximo de importantes centros comerciais, como o Sorocaba Shopping, o primeiro da cidade, e o Shopping Pátio Cianê, um dos mais frequentados da região. Para quem se interessa em praticar esportes, o local está perto do Parque Campolim. A estrutura do espaço conta com pistas de caminhada, lagos e uma ampla área verde.

Em época anterior a Cabral, talvez passasse pelas atuais ruas de Sorocaba o “Peabiru”, um caminho ou talvez apenas um rumo, por onde transitavam os silvícolas e, bem mais tarde, os Bandeirantes e Missionários, em demanda do Sul e Oeste, com ramos que também se dirigiam ao litoral. O ensino em nossa cidade vem dos primórdios da fundação, quando os Beneditinos tiveram sua escola de Canto Chão e Latim, em cumprimento às disposições contratuais da doação de Baltazar Fernandes, e que duraram até 1805, quando daqui se retirou o último professor da ordem de São Bento. Mesmo estando próximo a capital do estado homônimo, São Paulo, a cidade possui estúdios de filiais das principais emissoras de televisão no Brasil.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *