Com muita criatividade, o programa apresenta a personagem Latina, Rita Bastos, que combate vilões, como por exemplo, a “Dona Redundância”. As crianças costumam reproduzir comportamentos, pois é assim que elas aprendem sobre o mundo. As referências a problemas vivenciados por engenheiros aeroespaciais ou da computação e várias resoluções para questões de física, familiares aos astronautas, são o ponto alto do desenho para despertar a atenção e explorar a imaginação aliada ao conhecimento.
Por meio de recursos chamativos, como os sons e as imagens atrativas, os pequenos despendem seu foco para prestar atenção no desenho e precisam assimilar várias informações ao mesmo tempo. Não utilize desse recurso para conseguir acalmar ou entreter a criança por várias horas. Por isso, é essencial prestar muita atenção ao tempo e ao tipo de conteúdo a que elas têm acesso. O desenho segue a mesma estrutura de Dora, a Aventureira, ou seja, é um programa super educativo, onde as crianças se sentem parte da aventura e aprendem sobre curiosidades super interessantes.
Imagens com cores vibrantes, personagens em constante movimento atraem a atenção das crianças, mas também podem sobrecarregá-las e afetar seu bem-estar cognitivo e emocional. Quando começaram a ter um desenvolvimento do controle motor fino da mão e maior destreza no uso do polegar opositor, as crianças ao rabiscar e desenhar percorrem a mesma trilha neuronal, preparando o seu cérebro para as diversas literacias, dentre elas, a alfabetização. Através do protagonista, são lançadas perguntas que a criança deve responder para ajudar o personagem de alguma forma.
As crianças que assistem ao desenho têm sua imaginação e curiosidade estimuladas. As histórias do desenho ensinam as crianças a ter resiliência e a obedecer aos pais. O desenho foca na sua vida em família, com a irmã Rosie, seus pais e todos os amigos. As opções ressaltam a importância da natureza, dos animais da nossa fauna e os costumes únicos do nosso Brasil. Quase toda criança se espelha em alguém quando começa a tomar noção de suas próprias decisões e ações.
Os desenhos são indicados para as crianças, as histórias são pensadas em formas de ensinar algo para os pequenos, isso faz com que esse tipo de entretenimento tenha um alto valor educacional. Ter um vocabulário vasto é ótimo para a aprendizagem das crianças e com os desenhos elas podem aprender novas palavras, expressões culturais e até mesmo a forma correta de se dizer algo. Disponível no Netflix e no Discovery Kids, esse desenho conta com a presença de aspectos culturais de várias civilizações do passado e do presente, auxiliando o público mirim a aprender como é a vida na Índia, na Roma antiga e no Egito, por exemplo. Uma aprendizagem constante sobre pontos da ótica da geografia e, também, da história mundial.
Benefícios dos desenhos animados para o desenvolvimento infantil
Com isso, muitas vezes, os desenhos geram brincadeiras que dão continuidade ou imitam as histórias narradas. O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora.
Por isso, é sempre interessante procurar formas de ajudar no desenvolvimento deles. Esses desenhos também incentivam a criatividade e a imaginação das crianças, ajudando no desenvolvimento artístico e na capacidade de criação. Com o tempo, é possível notar o crescimento e a evolução dos pequenos na aprendizagem e no desenvolvimento cognitivo. Pocoyo é um menino muito curioso que adora aprender coisas novas, explorando o mundo ao seu redor. Sua história inspira as crianças a soltarem a imaginação e usarem a criatividade.
Daí a importância de observarmos quem e o que tem servido de modelo para nossas crianças seguirem. O desenho é uma habilidade que tem um período sensível para se desenvolver, encerrando-se na adolescência. Isso é um indício de que ele tem um papel muito importante na formação cognitiva da criança.
Aliando o desenho à escrita
Aqui, os desenhos apresentam roteiros (começo, meio e fim) e os registros das figuras humanas apresentam ainda mais detalhes como peças do vestuário, acessórios e cores. À medida que a criança vai avançando em seu desenvolvimento, as linhas longitudinais dão lugar aos movimentos circulares. Ao final dessa fase, podem surgir os primeiros indícios de figuras humanas, como cabeças com olhos. Daniel Tigre – (Youtube) – episódios de um filhote de tigre, que aborda de forma bem didática habilidades necessárias para lidar com a escola e a vida.
Esses desenhos frequentemente trazem atividades guiadas, incentivando a repetição verbal ou a prática em casa. Nesta fase, a criança costuma apresentar um bom domínio das formas e já tem intencionalidade de reproduzir algo em seus desenhos, conseguindo respeitar mais os limites do papel. O desenho, historicamente e em diferentes culturas, é uma forma de linguagem utilizada como meio de expressão. Na infância, além de relacionar-se à expressividade da criança, o desenho possibilita a brincadeira – um dos eixos estruturantes da Educação Infantil. As crianças se identificam com algum personagem de seus desenhos favoritos, através desta identificação as crianças procuram agir de forma parecida com seu personagem favorito. Em alguns casos, as crianças querem roupas que tenham o personagem, brinquedos e fantasias para se sentir parecidos.
Benefícios para o desenvolvimento
Geralmente, os desenhos animados de boa qualidade mostram personagens altruístas, empáticos e que sabem diferenciar o bem e o mal, com isso os pequenos podem se espelhar nesses exemplos que fazem muita diferença. Então, com um certo controle e cautela, é possível deixar as crianças assistirem os desenhos infantis e ainda tirar uma lição valiosa nesse tempo. Porém, sabemos da importância de controlar o tempo de telas dos pequenos, mesmo assim é possível encontrar um meio termo, ainda mais em relação aos desenhos, pois eles podem servir de aprendizado.
Contudo, a maioria seria formada a partir da interação com o mundo exterior, necessitando de aprendizagem. Esses elementos trazidos por Sheridan (2002, 2005, 2009) e Cohn (2012) acerca do desenho se conectam ao que Dehaene (2012) apresenta com relação à escrita, mais especificamente com relação à formação das protoletras. A criança nasce com um sistema básico pronto para o desenho, assim como ela nasce para a fala, ao qual Cohn (2012) chama de propriedades resilientes.
Desenhos educativos são benéficos para o desenvolvimento das crianças porque ajudam no aprendizado de habilidades cognitivas e de linguagem. Eles introduzem novas palavras, estimulam o raciocínio lógico e promovem a resolução de problemas de forma envolvente. Além disso, o conteúdo ensina lições sobre emoções e valores, como empatia e trabalho em equipe, fortalecendo o desenvolvimento socioemocional. A história narra as aventuras de Dora, uma menina de sete anos, que explora um mundo tropical, conhecendo a fauna e flora na companhia de um macaquinho chamado Botas. O programa Desenhos infantis apresenta muitas atividades que auxiliam no desenvolvimento cognitivo e no aprendizado do inglês, apresentando palavras simples do vocabulário. Os desenhos animados ajudam no desenvolvimento da linguagem e do vocabulário, despertam a criatividade e a imaginação, ensinam lições morais e apresentam novas visões sobre o mundo.