Pesquisadores indicam que para muitos integrantes da igreja a religião era uma coisa e os negócios eram outra — e tudo isso em uma economia baseada no regime escravocrata. Um estudo chamado O Futuro orações das Religiões aponta a religião islâmica como a que mais cresce no mundo. O mesmo estudo prevê que até o final do século, o islã será a religião mais popular do planeta, superando o cristianismo.
As narrativas das famílias também demonstraram a busca por significados aos eventos vivenciados, a partir de suas respectivas crenças religiosas. Um componente essencial na avaliação da família a respeito da relação entre religião, doença e morte é composto pelas crenças e valores que direcionam a vida da família. O primeiro contato foi feito por telefone, quando as famílias foram convidadas a participar do estudo e, após seu consentimento, a entrevista foi agendada. Ressaltamos que todos os membros da família eram convidados a participar da entrevista, considerando a definição que a própria família fez de si.
Não tenho dúvida que a minha fé foi o que me ajudou a vencer tudo isso (Família 8). Minha fé ficou muito mais forte depois da doença do meu filho, com certeza a gente sabe que tem alguém olhando por nós e isso reconforta, alguém lá em cima, alguma força maior, acho que a gente tem que saber pedir e agradecer e acreditar nisso (Família 12). A espiritualidade foi uma forma de me manter em pé, é indescritível a sensação de saber que estava sendo ajudada, pelas pessoas, pelos amigos, pelas orações que faziam (Família 11). A morte em si é só do corpo material, desse corpo de carne, não existe a morte do espírito, o espírito é eterno, ele só vai trocando de corpos nas diversas encarnações. Identificar o papel dos sábios e anciãos na comunicação e preservação da tradição oral.
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Toda religião pode “salvar”, no sentido de conduzir pelo bom caminho, vc pelos ensinamentos de Jesus Cristo. Recursos aplicados por quem não se submete a vontade de Deus, que deveria ser utilizado para recuperar a natureza, erradicar a fome de milhões de Irmãos no mundo. As crenças monoteístas surgiram somente a partir do último milênio antes de Cristo e foram predominantes a partir da Idade Média. O surgimento das bases para o monoteísmo datam de 1353 a.C., quando o faraó Aquenáton desafiou o sistema religioso do Antigo Egito e determinou que cerca de 2 mil deuses não deveriam mais ser cultuados, restando apenas o deus Sol . A cultura hindu é baseada na crença de que a alma está inscrita em um ciclo evolutivo de reencarnação marcado pelo carma (repetição). Deve haver uma evolução espiritual que possa libertar a alma desse ciclo atingindo o nirvana (libertação do sofrimento).
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Acreditar que a doença é consequência das atitudes da própria pessoa pode gerar um sentimento de culpa e até atrapalhar o tratamento. O aspecto moral também surge quando a explicação é de a doença com uma conotação punitiva. Em relação à representatividade da amostra, cada depoimento, cada entrevista, tem valor em si, portanto, não se pode afirmar que uma ou algumas entrevistas representem o conjunto. Porém, a versão individual de cada fenômeno é importante e se justifica diante da soma de argumentos que caracterizam a experiência em conjunto, ou seja, para a história oral, cada depoimento tem peso autônomo. Desta forma, não se pensa que uma única entrevista seja capaz de sintetizar a concepção da experiência de todos os familiares, mas o conjunto das crenças dos vários entrevistados torna-se significativo na busca da compreensão do tema. A religião é frequentemente descrita como valores e crenças compartilhados, institucionalizados e implica envolvimento em uma comunidade.
Essa incerteza levava-os a buscarem, no decorrer de suas vidas, possíveis sinais de concessão da graça divina. O enriquecimento econômico, por exemplo, era um sinal que Deus daria aos predestinados à salvação, aos “escolhidos”. Por conta disso, os calvinistas desenvolveram um rígido e disciplinado modo vida, que os levava a concentrarem seus esforços na acumulação material. O ethos de vida característico do ascetismo calvinista levava os crentes a valorizarem o trabalho secular , o lucro e a acumulação de riquezas materiais.
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Todas as religiões oferecem soluções para o problema da morte controle que pertence a Deus. A prática religiosa é uma estratégia de recuperação de forças perdidas durante a experiência de sofrimento. Neste contexto, as crenças e práticas religiosas suprem a necessidade emocional de ter uma expectativa para o futuro. A religião é um instrumento de explicações que ajudam a dar significado às experiências de doença e morte. A espiritualidade, religiosidade ou crenças religiosas mostram-se condutoras dos comportamentos dos familiares ao se moverem para um estado de adaptação e ajustamento à doença e morte.
A ideia de julgamento da alma resultando em diferentes destinos era rara nas culturas do Mediterrâneo que inspiraram as narrativas do Antigo Testamento. As pessoas cultivavam Deus (ou deuses, no caso dos politeístas) buscando uma vida feliz e realizada durante seu tempo na Terra, enquanto quem morresse iria, sem distinção, para um “Reino dos Mortos” sem recompensa ou punição. Um aspecto importante das religiões é servirem de ponte entre o mundo humano e o espiritual. As crenças mencionadas são introduzidas por meio de narrativas que procuram atribuir sentido à vida. Elas também explicam a origem das coisas, como o mundo e o universo.
Uma vez desencadeados, os valores e práticas religiosas calvinistas deixam de ser “determinantes” para a permanência e a continuidade do capitalismo. É possível apontar certa beleza nessas mudanças, visto que permitiram que muitas pessoas passassem a ser atraídas a fazer parte de religiões e suas congregações. Neste texto, veremos seis crenças religiosas modificadas ao longo do tempo. Ao longo dos séculos, a vida foi sendo transformada até se tornar o que conhecemos hoje, e o mesmo se aplica às crenças religiosas. Por questões políticas, ideológicas ou mesmo em adaptação às sociedades, as doutrinas acabaram se modificando. Os judeus acreditam em um Deus único e todo-poderoso, criador do céu, da terra e de todo o universo.