A partir da Constituição Federal de 1988, o atendimento escolar das crianças de 0 a 6 anos se tornou dever do Estado e a educação infantil envolve o período em que as crianças passam pelas creches ou pela pré-escola. São princípios que se complementam e expressam uma formação fundamentada na integralidade do ser humano, que precisa apropriar-se dos sentidos éticos, políticos e estéticos na construção da sua identidade pessoal e social. Esses princípios estão vinculados à Base Nacional Comum Curricular por meio da definição de seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento, os quais pretendem assegurar. A agenda da Clip possui recursos especialmente pensados para a educação infantil. Em Pareceres, por exemplo, a sua escolinha consegue enviar um repote diário das atividades desenvolvidas no dia e de como foi a participação do aluno. É possível enviar também informações sobre alimentação, sono, evacuação etc.
Confesso que, nos primeiros dias do projeto, senti um pouco de dificuldade com a leitura e a contação de história no Berçário I, com os bebês dentro do boião literário. Os momentos mais significativos foram os de desenvolvimento dos bebês, quando eles passaram a interagir, a mostrar objetos e figuras e a falar pequenas palavras. O ponto alto do projeto foi a realização da “Mostra Cultural”, momento em que todas as turmas divulgaram suas produções para familiares e a comunidade. A avaliação do desempenho foi individual, por meio da observação e da elaboração de relatórios pelo professor.
O que fazer em casa durante a quarentena de coronavírus?
O projeto de leitura “Sacola Viajante – Literatura Infantil” teve início a partir da minha inquietação. Como professora, sempre observei resistência e falta de interesse dos alunos nos momentos de leitura de textos literários. Todo bebê nasce apto à fala, um processo natural do desenvolvimento humano. Para que isso aconteça, é preciso incentivar o gosto pela leitura desde a creche.
BNCC na educação infantil: entenda como a base se aplica a esse nível de ensino
Se você deseja adotar soluções tecnológicas para a educação infantil, a MOVPLAN S.E. Tem uma equipe capacitada para te ajudar na escolha do produto que irá potencializar o aprendizado dos alunos. Para a educação infantil, as orientações eram para que as creches e pré-escolas estimulassem o brincar de forma lúdica. Além disso, as diretrizes previam o relacionamento e estreitamento plano de aula pronto de laços com as famílias por dispositivos tecnológicos. Confesso que, principalmente trabalhando em casa, as aulas me adiantam um importante lado, mas aprendi a me organizar de forma que nas férias escolares, mais que nunca, eu tenha tempo e disposição pra ficar com o pequeno. O brincar desperta o lúdico do cérebro, que faz com que nos tornemos mais criativos.
Quais são os sete pilares da educação?
Ou seja, o indivíduo precisa ser capaz de aprender, aplicar e desenvolver práticas cada vez melhores. Além disso, há os sete “pilares da educação conceito” de Edgar Morin, que foi antropólogo, sociólogo e filósofo francês. Os fundamentos dos “pilares da educação conceito” estão descritos no livro “Os sete saberes necessários para a educação”.
O diálogo com as famílias se dava no momento da chegada ou da saída das crianças. Quando não havia tempo, a comunicação acontecia por meio de recadinhos escritos e entregues ao final do expediente. Os assuntos eram os mais variados, como empréstimo de brinquedos da instituição para as crianças mais carentes e solicitação para que trouxessem bonecas para a escola. Montessori afirma, ainda, que as crianças têm uma poderosa tendência a repetir atividades que ocupam sua atenção, e é essa repetição que promove independência, coordenação, concentração e comportamento calmo. O trabalho consistiu na aplicação do método montessoriano, com a seleção, a preparação e a utilização dos recursos didáticos disponíveis na instituição, além de outros confeccionados pela professora.
Durante todo o ano letivo, com as leituras e as contações de histórias sendo trabalhadas pelo professor uma a duas vezes por semana. Pode-se pensar, ainda, na criação de um cenário para que as crianças brinquem com objetos, roupas, imagens e outros elementos da cultura local, ampliando as fontes de pesquisa e exploração. Pode ser interessante solicitar às famílias que emprestem objetos, instrumentos musicais, CDs, fotografias das paisagens e dos animais e outros tipos de referências da cultura sul-mato-grossense. Em nossas experiências, ouvimos muito também sobre diferenças de vida na roça e na cidade. Fiz, inclusive, um recorte no trabalho, para que trabalhássemos o passado e o presente, a vida na roça e na cidade e, principalmente, a vida no morro, que é a realidade das nossas crianças. Para isso, apresentei algumas obras do artista plástico carioca Heitor dos Prazeres, cujas obras trazem cenas da vida no morro.
Sequência de atividades com contação de histórias, desenho, música, atividades físicas e piquenique. Além da exploração de elementos concretos, é necessário explorar elementos simbólicos, como músicas e histórias, por exemplo. “Criar momentos de reflexão e, a partir da observação e escuta, que o professor perceba o que é pertinente e necessário para os pequenos”, sugere Gastaldi. Os Eixos Norteadores são definições fundamentais para que um Professor possa ministrar as suas aulas. São a razão filosófica pela qual saímos de casa para ensinar um conhecimento. Ao longo do texto, aprofundarei cada pilar da BNCC com o intuito de ajudar a você, professor, elencar melhores possibilidades em seu planejamento de aula.
Dessa forma, eles começam a ganhar cada vez mais autonomia e independência corporal. Esse campo da experiência fala sobre a forma de perceber e de se relacionar com o mundo ao redor por meio do corpo, dos gestos e dos movimentos. Desde muito cedo as crianças desenvolvem uma noção do espaço e dos objetos no seu entorno e começam a explorar. Assim, vão criando uma consciência de sua corporeidade e de seus limites, percebendo inclusive o que é seguro e o que pode causar um risco físico a elas.