Jogar tênis ajuda no combate à ansiedade

Jogar tênis ajuda no combate à ansiedade

Coordenar movimentos simultâneos de pernas, braços, toques sutis de mão, punho firme nas bolas rápidas e ainda estar o tempo todo utilizando a melhor estratégia em cada jogada. Para jogar é necessário ter um cérebro criativo, pensamento rápido, analítico, ágil e manter a coordenação de diferentes partes do corpo, ao mesmo tempo. Dessa forma, quanto mais o jogo é praticado, mais as conexões neurais tornam-se fortalecidas.

A biomecânica do corpo implica o uso significativo dos músculos e articulações, quando se trabalha ambos ao mesmo tempo, você melhora sua coordenação, velocidade e flexibilidade. No caso de empate do set, o jogo vai para o tie-break. O competidor deve atingir 7 games primeiro para sair com a vitória, porém a partida só encerra quando o tenista conseguir obter 2 games de diferença, mesmo que já tenho atingido os 7 games. Os relatos do princípio do Tênis são de diferentes períodos. Durante o século V, os primeiros praticantes encontravam-se no Egito e em alguns países da Europa. Mais tarde, no século XII, o esporte ficou mais parecido com o jogado atualmente, apesar de ainda não utilizar a raquete, a palma das mãos cumpria esse papel.

Benefícios da prática

E, se esse é o seu caso, você certamente já percebeu que existem diferentes tipos de superfícies onde o esporte pode ser jogado. Caso não faça ideia de como funciona a dinâmica da modalidade, recomendamos que você leia o artigo em que explicamos as principais regras do tênis. Repare que os grandes atletas da modalidade como Roger Federer e Rafael Nadal, alguns dos nomes mais conhecidos do tênis, mostram como o corpo de um tenista é forte, saudável e tonificado. Os efeitos desse trabalho contínuo são percebidos no fortalecimento da musculatura, na facilidade de execução dos movimentos com o tempo de prática e no aumento da resistência corporal. Dar o ponto pra um adversário de uma bola do adversário que foi fora é uma das atitudes que já vi, e já fiz. Ontem mesmo vi a situação acontecer, e o jogador estava perdendo.

Para diminuir os riscos, é fundamental realizar um aquecimento e alongar determinados grupamentos musculares, como adutores, posterior da coxa e peitoral. Cada jogador é responsável por recolher as bolas perdidas e seus objetos que estiverem no campo. Sempre que uma bola não está em jogo, um jogador deve honrar o pedido do oponente para tirar uma bola do campo, ou de uma área fora do campo que seja razoavelmente perto das linhas. Um jogador não deve pegar a bola que caiu em outra quadra ou pedir a um jogador na outra quadra para devolver uma bola enquanto um ponto estiver em jogo. Quando um jogador devolve uma bola a uma quadra ao lado, o jogador deve esperar até que o ponto esteja terminado e, em seguida, devolvê-lo diretamente para um dos jogadores, de preferência ao sacador. Além disso, uma técnica útil no tênis para aliviar os sintomas da ansiedade, de acordo com o médico, é a respiração consciente e focada, que pode ajudar a acalmar a mente e melhorar o desempenho durante o jogo.

O que falar sobre jogar tênis?

Quais são os equipamentos necessários para jogar tênis?

E fora que suas habilidades estratégicas e emocionais podem acompanhar seu desenvolvimento como tenista de forma integral e completa. E lembrando que tudo isso depende de um domínio do corpo, que deverá ser bem trabalhado pelo professor de tênis, caso esse aluno venha com “atrasos” na formação motora. Assim, tudo que é mais simples no golpe, pode ser aprendido nas primeiras aulas.

Ponto de contato

Esses jogos mais longos são exclusivos do calendário masculino e ocorrem em Grand Slams. Antigamente, também se aplicavam na Copa Davis, um torneio entre países que mudou recentemente seu regulamento. O método de ensino importado, fez parte de uma era mecânica, onde nas escolas se aprendia os exercícios militares e “educativos” para o físico, disciplinando acessórios para tenistas os movimentos e selecionando os mais aptos. Mas nada de aprender “preparaçãocontatoterminaçãodofundodequadra” na primeira aula. Uma criança aprende primeiro a se arrastar, depois engatinhar, sentar, andar com ajuda e assim vai. É uma aprendizagem motora, e claro, ligada a processos cognitivos de desenvolvimento onde existe uma ordem.

Um dos principais benefícios de se praticar tênis é a melhora no condicionamento físico proveniente desse esporte. Pode parecer fácil à primeira vista, mas o tênis é uma modalidade que trabalha o corpo inteiro, estimulando-o constantemente ao longo de toda a prática. Para quem deseja aprender a jogar tênis, o primeiro desafio é conhecer as regras da modalidade. No começo, pode parecer um pouco desafiador dominar tudo que contempla o esporte, como o entendimento das linhas da quadra, a dinâmica de jogo ou a pontuação (dividida em games e sets).

Lembre-se, o mais importante não é o quão rápido você aprende, mas o quanto você se diverte durante o processo. Além de todos esses benefícios, o tênis estimula, também, o autocontrole e o aumento da capacidade de lidar com situações de conflito. Além disso, permite o desenvolvimento de estratégias para melhorar o desempenho em uma partida. Considerado um esporte completo, o tênis melhora o sistema cardiovascular por causa dos movimentos rápidos e aeróbicos que elevam o ritmo cardíaco e estimula a queima de gordura corporal. Em uma hora de treino é possível queimar cerca de 500 calorias. Além disso, também diminui o risco de doença cardíaca, porque auxilia na redução da pressão arterial e ajuda a manter o peso saudável.

Além disso, o saque pode ser feito em duas tentativas. Com sua primeira edição publicada em novembro de 2008, a Revista ABM carrega a credibilidade da Associação Bahiana de Medicina. São mais de 40 edições impressas de um veículo prestador de serviço na área de saúde com conteúdo de excelência.

Em um primeiro momento, as regras do tênis podem parecer complicadas. No entanto, se você começar a jogar em Ribeirão Preto, logo entenderá que é tudo muito simples. Quem chegar até sete pontos primeiro vence o tie-break e o set. Há necessidade de uma vantagem de dois pontos sobre o adversário, estendendo-se infinitamente a contagem até que ela seja adquirida por um dos tenistas. O primeiro saque do game é feito sempre na direita, e quem vencer o ponto abre a contagem em 15–0. Na sequência, o próximo saque é feito na esquerda, sendo que o placar pode ficar em 30–0 ou 15–15.