O que é e como funciona o Business Intelligence BI?


Esses dados podem incluir informações sobre o comportamento do consumidor, preferências, tendências de mercado e demandas não atendidas. Com a inteligência empresarial, no entanto, é possível identificar padrões de comportamento dos clientes, identificar as áreas que precisam de melhoria e, com base nessas informações, criar uma estratégia eficaz para aumentar as vendas. O Business Intelligence (BI) é uma das ferramentas mais importantes para a tomada de decisões em uma empresa. Isso porque ele permite que os gestores tenham acesso a informações precisas e atualizadas sobre diversos aspectos do negócio, como desempenho financeiro, produtividade, satisfação do cliente, entre outros.

As empresas do Grupo XP Inc. não dão nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatidão das informações apresentadas no conteúdo. Por isso, é importante que as empresas considerem a implementação de soluções de BI em suas estratégias de negócios. Além disso, as ferramentas de BI podem ajudar a identificar problemas ou oportunidades ocultos nos dados, que podem não ser evidentes à primeira vista. Com essas informações em mãos, a empresa pode tomar decisões mais informadas e estratégicas, a fim de alcançar seus objetivos de negócios. Assim, o BI é fundamental para qualquer empresa que queira tomar decisões estratégicas com base em dados confiáveis e precisos.

É preciso, no entanto, de tecnologia para coletar, armazenar e processar essas diferentes informações. Esse processo se dá com a análise de dados estruturados (um banco de dados organizados, por exemplo), que são catalogados e classificados em um sistema próprio. Assim, é possível encontrar ferramentas específicas ou plataformas amplas que possuam os recursos analíticos necessários para ajudar na melhoria dos processos. Depois de coletar as informações, é o momento de definir quais serão as métricas responsáveis pela sua análise. Nesse momento, também é realizada a organização dos dados, para facilitar a visualização e a comparação.

Na elaboração de um projeto, pode-se fazer um rascunho do que se espera como resultado, deixando claro as perguntas que devem ser respondidas, e como as respostas devem ser apresentadas. Conforme explicamos acima, um dashboard pode ser de grande utilidade, mas é fundamental entendermos sua real necessidade. Se o projeto em questão tem o objetivo de informar se o preço de um produto deve aumentar ou diminuir, informe apenas isso, sem firulas. Apesar de ser a última etapa, começamos por ela pois se não soubermos com clareza o que esperamos que estes dados nos informem, não adianta nem iniciarmos o processo. Desta forma, as 4 etapas iniciais existem em função da última, e não estando esta bem definida, todo processo estará destinado ao fracasso.

É correto afirmar que Business Intelligence e?

Funções de Business Intelligence

Bom, investir em um sistema de controle de ponto eletrônico digital, como o do Genyo, é mais uma forma de reduzir custos e dá mais otimização e agilidade para os cálculos com horas extras, banco de horas, compensação de jornada, entre outros. Mas, talvez, o principal benefício do Business Intelligence ainda não tenha sido falado, que é a possibilidade de reduzir os custos da empresa em muitos setores. Estruturar dados e entregar informações inteligentes power bi version history é uma das características mais fortes do BI e isso gera diversas vantagens. O termo Business Intelligence (BI) surgiu em 1865 quando Richard Millar Devens o usou em seu livro para descrever um cenário de previsibilidade. Perceba que na definição da IBM, perfil dos concorrentes faz parte das informações tratadas pelo BI, ou seja, como termo guarda-chuva, podemos dizer que Competitive Intelligence atualmente é um subconjunto de BI.

Outros benefícios do Business Intelligence

Dentre os dados que podem ser coletados, podemos citar dados de vendas, informações de clientes e do mercado, dados financeiros, dados de produção e dados de marketing. O BI pode ajudar empresas de diferentes segmentos e tamanhos a aprimorar seus processos e estratégias, fornecendo dados relevantes e em tempo real. Com isso, é possível identificar oportunidades, reduzir riscos, otimizar operações e aumentar a eficiência da gestão. Business Intelligence é um conjunto de estratégias e técnicas empregadas pelas empresas com o intuito de analisar dados e melhorar a tomada de decisão, se baseando em informações concretas e proporcionando inteligência para os negócios.

Com base em informações — internas e externas — os negócios podem direcionar seu planejamento estratégico sem depender da “tentativa e erro”. Cada processo, atividade, rotina e forma de comunicação podem ser trabalhados para alcançar melhores resultados e obter maior vantagem competitiva – um passo além para as empresas se reinventarem, tanto interna como externamente. Como você já percebeu, o business intelligence é um aliado e tanto na construção de estratégia das empresas, não é mesmo?

Engajar os participantes do processo (stakeholders) é um dos passos mais importantes da iniciativa. Como já adiantamos, essa demanda precisa envolver a alta gestão, que deve estar comprometida não apenas com os procedimentos relativos a BI, mas também com a aplicação prática das informações levantadas no processo decisório. Para entender melhor sobre as transformações mais esperadas por parte dos usuários da tecnologia, vamos agora conhecer o resultado da BI Trend Monitor 2018. Trata-se de uma pesquisa disponível no BI-Survey, que consultou quase 2.800 usuários, consultores e fornecedores sobre suas opiniões a respeito das mais importantes tendências de BI.

Ferramenta para Business Intelligence: conheça o BI da TOTVS

Isto não significa que você deve ignorar todas as demais informações geradas na análise quando elas não são explicitamente solicitadas, neste caso um relatório complementar pode ser o caminho. Sendo assim, essa é mais uma etapa que nos permite conhecer o seu negócio utilizando processos inteligentes e úteis no futuro. Essa prioridade nos permite apurar esses e outros dados que refletem, por exemplo, o perfil de consumo dos (as) clientes do Guarani.

“Se nós incorporarmos as ferramentas da BA e dissermos para não olhar para os relatórios, apenas mude seu preço ou aumente seu estoque para lá, estamos colocando muita confiança nessas ferramentas da BA”, diz Gorman. É por isso que, dizem os especialistas, mesmo que as organizações usem cada vez mais análises avançadas para prever o futuro, elas continuam investindo em suas operações de Business Intelligence. Portanto, essas organizações permanecem focadas no ajuste fino e, em seguida, na maximização de suas iniciativas de BI antes de passarem para recursos de análise mais avançados. A Business Intelligence é descritiva, enquanto a Business Analytics é mais prescritiva, abordando  problemas ou questões de negócios. Os painéis que compõem essa ferramenta trazem ao analista uma visão mais aprofundada das métricas utilizadas, que são atualizadas em tempo real e ficam disponíveis para a visualização em desktop, smartphone ou tablet. Além disso, a própria automatização de algumas ações torna os processos mais ágeis e dinâmicos.