O que é pneu OE? É o melhor para o seu carro!


Seja automóvel de passeio ou utilitário de carga, o manual deve ser obedecido com as pressões corretas. Para veículos de carga, ainda há manuais adicionais disponibilizados por associações e fabricantes de pneus que trazem mais detalhes para casos específicos. Algo que ás vezes não percebemos é a diferença de velocidade exibida no velocímetro do carro, ao se usar pneus e rodas de tamanhos diferentes do original. Artur, coloca-se A FRIO as 3 lbs a menos em relação à pressão medida a quente. Se a frio o reconendado for 30 psi (Lbs), a quente estará com 33 psi.

Aquilo que ele mostrou não é um calibrador, é apenas um medidor de pressão. Melhor a recomendação de rodar pouco, em baixa velocidade até calibrador de pneus um posto próximo. As regras para uso da película que escurece os vidros dos veículos, conhecida como insulfilm, mudaram em 2022,…

A calibragem deve ser verificada com os pneus frios (num posto não mais do que 2 km distante do local onde o consumidor está). Lembre-se de que o estepe também precisa ser examinado e calibrado. Para o componente reserva, considere uma pressão de até 5 psi acima dos demais.

São códigos numéricos que vão de 0 a 279, correspondendo cada um a uma carga máxima x, em kg. Os pneus para carros populares geralmente possuem índice em torno de 82 (475 kg), enquanto pneus para carros de luxo de alta potência possuem índices na casa dos 91 (615 kg). A marcação segue padrões internacional e normalmente pode ser acessada no site das fabricantes. Ao comprar pneus novos, as medidas e os índices de carga e velocidade, entre outros fatores, devem ser respeitados. Mas além disso, a melhor escolha para o seu carro é o pneu OE (Original Equipment), aquele que a montadora homologou, o ‘pneu original de fábrica’. Ao desenvolver um novo carro, a montadora, em parceria com algumas grandes fabricantes de pneus, faz todo o trabalho de calibração de suspensão e homologação para determinados tipos de compostos.

Sabia que usar rodas e pneus de tamanho diferente altera a velocidade do velocímetro?

Os mecânicos especializados podem oferecer orientação personalizada com base no seu estilo de condução, nas condições locais e nas especificações da sua moto. A pressão insuficiente também impede que a banda de rodagem tenha um contato total com a pista, exigindo mais dos ombros do pneu. Nesse cenário, a distância de frenagem é maior, prejudicando inclusive o controle sobre a direção e, consequentemente, a segurança dos ocupantes.

Como é feita a medição dos pneus?

Onde está indicada a pressão correta dos pneus

Para ler o índice de carga e a velocidade, é preciso procurar pela “sopa” de números e letrinhas estampada na lateral do pneu, ao lado do nome da marca e do modelo do componente. Essa diferença pode chegar a 10%, onde o velocímetro estaria marcando 100 km/h, mas o carro na verdade está rodando a 110 km/h, o que com certeza pode causar problemas com radares e também agentes de trânsito. Então, você calibra o pneu, você vai em um posto pertinho da sua casa e bota o ar. Se você duvida do  calibrador do posto – eu muitas vezes duvido,  porque dificilmente eles acertam -, tenha isso aqui e lembre-se ou  de calibrar muito perto de casa. Ou então, se você tiver um compressor, calibre em casa antes mesmo de sair. Além disso, alerta, o conjunto formado pelas rodas e pelos pneus não pode tocar em nenhuma parte do veículo durante o esterçamento.

“Pneus que encostam no para-lama ou batem em componentes da suspensão ao esterçar o volante também têm desgaste irregular e sua vida útil pode ser reduzida”, informa Rubio. Por favor me passe o local aqui em São Paulo que irei agora . O procedimento deve se repetir pelo menos a cada duas semanas ou antes de viagens, quando o veículo normalmente está com o porta-malas cheio. Nestes casos, geralmente, os fabricantes recomendam uma pressão mais alta do que a usada no dia a dia. A circunferência é a medida do pneu todo, como se você pegasse uma fita métrica de costureira e desse uma volta inteira no pneu, para saber quantos centímetros essa medição dá.

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Um novo tamanho também exigiria grandes mudanças no processo de produção da Pirelli, que teriam de ser realizadas a tempo de lançar um programa de testes completo com carros de F1 em 2025. Isso criaria um desafio adicional para as equipes, além de todos os outros que elas naturalmente terão que lidar nessa implantação de uma nova era na F1. No artigo o autor diz que tem um calibrador quê é ótimo, mas não mostra e nem informa nome. Em uma pesquisa rápida em sites de compra é possível encontrar compressores portáteis por preços bem abaixo de “milhares de reais”.

Uma das modificações mais frequentes é mexer nas rodas e nos pneus que vieram de fábrica, geralmente com a troca por unidades de maior diâmetro e largura. É verdade que um belo conjunto de rodas, com mais polegadas, ajuda bastante a dar um visual mais esportivo e diferenciado. “É extremamente importante o usuário de um carro saber ler o pneu de forma correta. Isso irá trazer muito mais segurança na hora de escolher um produto para o seu carro, pois há muita informação valiosa inserida na lateral do pneu. A boa escolha de um modelo poderá trazer economia de combustível, maior conforto e, principalmente, maior segurança para os ocupantes”, disse Roberto Falkenstein, consultor da área de tecnologias da Pirelli. Os pneus têm uma série de números e letras gravadas em suas laterais.

A Michelin contou com equipes distintas para trabalhar nas diferentes especificações das medidas dos pneus, e o desempenho foi era ajustado para cada dimensão específica. A pressão correta dos pneus varia, essencialmente, de acordo https://www.seuposto.com/ com o peso. Por isso, confira os valores para o automóvel vazio ou cheio. Leve em conta as condições de condução em que você costuma pilotar. Se a maior parte do seu trajeto é em estradas pavimentadas, pneus de estrada são ideais.