Significado de Cinema substantivo masculino Arte de compor e realizar filmes para serem projetados. O cinema foi criado pelos irmãos Lumière em 1895; tornou-se sonoro em 1927, depois falado. Através dos filmes, as histórias contadas podem nos fazer acreditar que uma superação é possível, que algo muito bom pode acontecer se nos esforçarmos, que quando chegar a hora você irá encontrar um grande amor ou realizar um sonho etc. O Cinema não é apenas uma forma de expressão cultural, mas também um meio de representação. Através de um filme representa-se algo, seja uma realidade percebida e interpretada, ou seja um mundo imaginário livremente criado pelos autores de um filme. O cinema é um artefato cultural criado por determinadas culturas que nele se refletem e que, por sua vez, as afetam.
A metodologia adotada será a exibição do filme, seguida de uma discussão em grupo. Os alunos serão incentivados a compartilhar suas impressões e a formular perguntas sobre o que assistiram. A aula será conduzida de forma interativa, promovendo o diálogo e a troca de ideias entre os alunos e o professor.
Propor uma atividade escrita onde os alunos devem elaborar uma resenha crítica do filme, destacando os pontos que mais os impactaram. A avaliação será realizada através da análise das redações produzidas pelos alunos e da discussão de ideias. O filme escolhido para esta aula será “O Fabuloso Destino de Amelie Poulain”, que aborda temas como o amor, a solidariedade e a importância da amizade. Esta aula será realizada na disciplina de Língua Portuguesa, com o objetivo de abordar conteúdos relacionados à literatura e às questões sociais. No início da aula, será feito um breve levantamento de expectativas, para que os alunos possam compreender melhor o tema tratado e discutir com mais propriedade.
Atividades de Ciências
Um clássico que aborda temas como responsabilidade, ciclo da vida e a importância de aprender com o passado. Uma história sobre amizade e superação que pode ser usada para discutir temas como resiliência, coragem e a importância das conexões sociais. Finalizar a atividade com uma roda de conversa, onde as crianças podem compartilhar o que aprenderam e como se sentiram ao longo do filme e das atividades. Incentive os alunos a relacionar o filme com suas próprias experiências e com o mundo ao seu redor.
A arte do cinema, quando levada para a sala de aula, se transforma em uma chave que abre portas para um aprendizado repleto de criatividade e exploração. Além disso, os filmes infantis muitas vezes abordam temas que ressoam com as experiências e emoções das crianças, facilitando a conexão com o material didático. Eles também servirão como ponto de partida para discussão, redações e projetos, podem estimular o pensamento crítico e a criatividade dos alunos. A implementação desse plano de aula exige que o educador esteja atento a cada fase do processo, desde a escolha do filme até as atividades de encerramento. É fundamental que o filme selecionado seja adequado à faixa etária, com um conteúdo que fomente a curiosidade e o aprendizado.
O CINEMA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Serão utilizadas também técnicas de dinâmica de grupo, para estimular o debate de ideias e o trabalho em equipe. Também serão desenvolvidas habilidades de escrita, como a elaboração de redações e a análise de textos. Esta aula deverá ter my family cinema duração de 1 hora e meia, para que seja possível abordar os conteúdos de forma adequada. Com pouquíssimas exceções, a produção de um filme envolve um grupo de pessoas reunidas para tirar do papel uma história que mereça ser contada.
Além de possibilitar a liberdade ao aluno de pensar e de aprender de um modo diferente. O plano de aula foca em fazer uma conexão entre o cinema e o aprendizado, favorecendo uma experiência divertida e educativa, onde os alunos não apenas veem, mas também analisam e compartilham suas percepções. Por fim, para que o aprendizado sobre cinema seja ainda mais significativo, os alunos podem ter a oportunidade de visitar um set de filmagem ou convocar um cineasta local para uma palestra. Isso não apenas enriqueceria o conhecimento sobre a indústria do cinema, mas também serviria como fonte de inspiração, mostrando que o cinema é um campo acessível e aberto à criatividade e à expressão. Os alunos também terão a oportunidade de produzir seus próprios filmes, usando técnicas de produção audiovisual. A duração desta aula de cinema educacional para crianças será de 45 minutos.
Além disso, serão fornecidas recomendações de como escolher um filme adequado para a sala de aula e para o tópico de ensino. Finalmente, o artigo abordará a importância da preparação antes da exibição do filme. É importante que o projeto cinema na escola seja adaptável às necessidades e interesses dos alunos. Os professores devem estar abertos a sugestões e feedbacks dos alunos, garantindo que as atividades sejam relevantes e motivadoras. Além disso, a inclusão de diferentes gêneros cinematográficos e a diversidade cultural nos filmes selecionados são fundamentais para enriquecer a experiência dos alunos.
Para a implementação deste plano de aula, é importante que o professor escolha um filme que tenha relevância para o conteúdo curricular e que seja apropriado para a faixa etária dos alunos. Além disso, é fundamental criar um ambiente seguro onde os alunos se sintam à vontade para expressar suas opiniões. Incentivar a diversidade de pontos de vista enriquecerá a discussão e tornará a experiência mais significativa. Durante a aula, serão abordados temas como a narrativa cinematográfica, a construção de personagens, e a análise de elementos técnicos como fotografia, trilha sonora e direção. O filme escolhido servirá como ponto de partida para discussões sobre questões sociais, emocionais e éticas, permitindo que os alunos se conectem com o conteúdo de maneira mais profunda. Os alunos podem ser desafiados a criar pequenas histórias, com a opção de filmá-las e editá-las.
Atividades Produção de Texto:
Além de todos esses estímulos audiovisuais, as videoaulas também podem ser usadas com diferentes funções. Podem ser informativas, motivadoras, lúdicas, investigativas e interativas. Os vídeos educacionais são excelentes formas de comunicação de uma empresa com sua audiência porque elas falam às pessoas usando uma linguagem a que estão acostumadas. Quanto à falta de habilidade do docente, ela pode ser resolvida a partir de um diálogo conjunto entre coordenador e professor para pensar em como adequar o conteúdo que necessita ser repassado e como ele pode ser combinado outra disciplina. O próprio fato de os filmes terem roteirização, apresentando os fatos com narrativas, favorece a assimilação do conteúdo e cria mais condições para fixar o assunto. Muitas vezes a escolha do filme pode ser a combinação de conteúdo prevista em duas matérias.
Por fim, vamos discutir como os alunos podem aplicar os conhecimentos aprendidos com o filme para desenvolver suas habilidades e competências. Ademais, traga elementos do cotidiano em sala de aula utilizando o cinema, pois isso tornará a aprendizagem mais significativa e relevante. Aproveitar o que é apresentado nas histórias ajuda as crianças a fazerem conexões entre o que veem na telona e sua própria vida. As interações sociais e a reflexão sobre o que foi assistido são fundamentais para desenvolver empatia e habilidades sociais.
Eles são capazes de estimular a observação, a sensibilidade, a imaginação e a capacidade de julgamento nos pequenos. Além disso, eles articulam espaços de discussão e de interpretação com educadores e crianças na escola. Uma das características do cinema como linguagem é expressar ideias, opiniões e sensações, trazendo possibilidades de reflexão e aprendizado.
Tenha ideias de planos de aula facilmente acessíveis com nossa lista de filmes educativos. A avaliação deve ser contínua e qualitativa, observando como as crianças interagem entre si, como expressam suas opiniões e sentimentos sobre a história, além do grau de envolvimento nas atividades propostas. Exibição do Filme (30 minutos)Exibir um filme infantil com baixa temporalidade e cuidado nas cores e sons, evitando excessos visuais. Durante a exibição, o professor pode fazer paradas estratégicas para perguntar se as crianças estão entendendo a história e como os personagens parecem se sentir. Promova um debate onde as crianças possam falar sobre o que acham dos personagens e situações do filme, como se sentiriam se fossem parte da história, e se identificam com algum personagem. A avaliação do aprendizado será realizada através da participação dos alunos nas discussões em grupo, na apresentação das conclusões e na qualidade das resenhas escritas.