Principais Vieses Inconscientes

Principais Vieses Inconscientes

Como vimos no tópico anterior, um viés inconsciente é um problema que pode aparecer em diversas situações. Para entender melhor como acontece, listaremos abaixo os principais tipos de vieses inconscientes. Os vieses inconscientes são barreiras invisíveis que impactam diretamente as nossas decisões diárias. São formados por diversos fatores como a educação, família, cultura, religião, experiências pelas quais passamos.

Não existe uma forma de eliminarmos por completo o viés inconsciente das nossas decisões. No entanto, é possível minimizar seus efeitos por meio de algumas atitudes práticas. Assim, se existem vieses inconscientes prejudicando o grupo de trabalho, discutir pautas inclusivas é fundamental para evitar que crenças equivocadas se estabeleçam. Além disso, informação e reeducação sobre temas considerados tabus também é uma excelente oportunidade de conquistar conscientização e engajamento. Discriminações ou julgamentos relacionados à etnia, raça, ideologia, idade, gênero, orientação sexual ou características físicas e comportamentais tornam o ambiente de trabalho hostil e desagradável. Esses fatores desencadeiam juízos antecipados, discriminações, estereótipos, generalizações, julgamentos sem conhecimento e exclusões sem justificativa.

De acordo com Ana Paula Prado, Country Manager do InfoJobs, é importante que as empresas busquem alternativas para tornar o seu processo de contratação mais ágil, digital e com estratégias que impulsionem o recrutamento de modo a torná-lo inclusivo. O levantamento revela, ainda, que para quase metade dos respondentes (47%), embora o mercado fale cada vez mais de inclusão, o conceito não passa de um discurso de marketing. Somente 40% acreditam que ter um time diverso e um ambiente inclusivo é uma preocupação alinhada ao DNA das organizações. Antes de iniciar qualquer ação, é preciso assumir que todos carregam algum tipo de preconceito. Várias plataformas de recrutamento possuem filtros e formas de ajudar a empresa a não levar em consideração os atributos físicos, por exemplo. Essa estratégia ajudar a melhorar o processo de contratação, a partir de uma avaliação mais justa dos candidatos. Pode acontecer de um candidato ser selecionado porque usa o mesmo perfume que o recrutador, ou gosta de assistir aos mesmos filmes?

vieses inconscientes que mais impactam

Rh Toptalks

Esse tipo de seleção consiste em ocultar características de um candidato para impedir que os vieses inconscientes influenciem no processo seletivo. Esses foram os principais vieses inconscientes que são observados no ambiente organizacional. Agora que você já entendeu cada um deles, confira no próximo tópico como evitar o impacto do viés no processo seletivo. O efeito halo pode entrar em ação quando um recrutador percebe que um candidato, ao trabalhar em uma empresa X, e possui uma certificação importante, Treinamento de Viés Inconsciente tais fatores irão determinar as suas habilidades. O contrário pode acontecer quando percebe que um candidato ficou fora do mercado de trabalho porque resolveu se dedicar algum evento pessoal, por exemplo. No processo seletivo, pode acontecer desse viés vir à tona quando o recrutador se deparar com um candidato que tem tatuagens, por exemplo. Impulsionado por um preconceito e uma crença irreal, o recrutador pode deixar de contratar uma pessoa qualificada e alinhada aos objetivos da organização.

Viés Inconsciente Da Conformidade

A resposta sobre o que são vieses inconscientes deixa muita gente na defensiva, pois é realmente difícil admitir que todos nós, de alguma forma, fazemos, sim, julgamentos em relação às outras pessoas. No entanto, para combater esse tipo de pensamento, o primeiro passo é parar de negá-los e admitir Vieses Inconscientes que eles existem. O primeiro passo é criar um espaço de diálogo seguro e construtivo na sua corporação para a tomada de consciência sobre os vieses inconscientes. É fator chave na desconstrução dos preconceitos arraigados, tratar o tema com empatia para que as pessoas não entrem no modo defensivo.

Assim, podemos dizer que o preconceito está impregnado, está fazendo parte dos time colaborativos. Viés inconsciente pode impactar diretamente não só os processos de gestão de pessoas, como também atinge todos os processos de tomada de decisão. Ele é responsável por criar a desigualdade no acesso às oportunidades, e pode influenciar até nos resultados do negócio. Portanto, entender o que é um viés inconsciente e como evitá-lo é de fundamental importância. Além disso, é visto como um bom diferencial competitivo no mercado de trabalho. A novidade chega em um momento em que 39% das empresas já vem investindo em tecnologias que evitam vieses discriminatórias na contratação, segundo o Guia Salarial 2022, da Robert Half, divulgado em outubro deste ano. Hoje, a plataforma já promove um aumento de cerca de 70% de diversidade nas contratações, mantendo o sigilo da voz, a aparência e dados da pessoa avaliada durante toda a entrevista.

Diversidade: Como Os Vieses Inconscientes Se Tornaram Um Dos Principais Vilões Dentro Das Empresas?

Abordando especificamente a diversidade em relação à questão de gênero e orientação sexual, 71% acreditam que o atual cenário é mediano ou pouco inclusivo nas organizações. Já para a diversidade em relação à raça e etnia, 66% acreditam que o atual cenário também é mediano ou pouco inclusivo. A questão é que, mesmo inconscientemente, eles podem impactar de forma negativa diversas decisões e atitudes, impedindo o crescimento profissional de alguns e até mesmo compactuando com a tolerância de erros desse tipo. Segundo o mapeamento de Buster Benson, existem mais de 100 vieses cognitivos e todos eles impedem que as pessoas sejam realmente diversas, que respeitem a pluralidade e a inclusão social. Um exemplo de viés de percepção está na crença que algumas pessoas têm de que mulheres têm menos capacidade de dirigir do que homens, mesmo sem nunca ter visto uma mulher dirigir. É acreditar em algo que está propagado no imaginário social, sem aprofundar o conhecimento em relação aos fatos. Esse viés acontece quando você compara duas ou mais de duas coisas com as quais entrou em contato, fazendo com que você exagere no desempenho de uma em contraste com a outra.

Como alternativa, consulte nosso whitepaper Repensando a Diversidade que explora o que a diversidade realmente significa e os benefícios que uma força de trabalho diversificada pode ter sobre o desempenho de uma empresa. A PepsiCo e a FUNDES, organização internacional focada no desenvolvimento social, oferecem capacitação para aumentar a participação feminina no mercado de trabalho e ajudar as mulheres empreendedoras a fortalecerem seus negócios. A PepsiCo busca constantemente apoiar a equidade de gênero, estimulando o desenvolvimento econômico e social de mulheres e oferecendo ferramentas para que elas tenham mesmas oportunidades que eles, dentro e fora da companhia.

Para tanto, é possível criar vagas inclusivas, incentivar a empatia e a aproximação entre as pessoas. Mas esse viés inconsciente é perigoso, pois pode levar gestores a promover ou privilegiar colaboradores com os quais se identificam, quando, na verdade, todos deveriam receber o mesmo tratamento baseado na razão. Ainda hoje, há um consenso sobre a maternidade como um fator negativo para a produtividade das mulheres. De maneira geral, ter um filho afetaria o comprometimento delas e suas responsabilidades no trabalho. Esse é o viés da maternidade, fator impeditivo para promoções e cargos de chefia entre as profissionais que são mães.