Região Centro-Oeste: estados, capitais, dados gerais

Região Centro-Oeste: estados, capitais, dados gerais

O clima tropical continental possui duas estações bem definidas, uma seca (inverno) e uma chuvosa (verão). Devido a isso, os períodos mais chuvosos concentram-se durante o verão, de novembro a março, tendo uma estiagem durante os meses de maio a setembro. Esse clima ocorre em quase toda a região, com algumas exceções.

Contudo, os valores de IDH para estados e municípios brasileiros ainda refletem a desigualdade social presente entre os entes federados do país. O estado brasileiro com o menor IDH é o Maranhão, localizado na região Nordeste do Brasil, já nas proximidades da porção norte brasileira. O Maranhão possui um valor total de IDH de 0,676, conforme dados divulgados pelo Atlas do Desenvolvimento Humano do Brasil (2021). Ao todo, o país é formado por 27 Unidades da Federação (UFs), que são as unidades administrativas do país, englobando todos os 26 estados e o Distrito Federal. Essa divisão política e administrativa foi feita em função da grande extensão do território nacional, que tem a sua área comparada à de um continente. Aprenda sobre a geografia e história desse estado, bem como saiba mais sobre sua economia.

Vale lembrar que quando considerado o Distrito Federal, que fica na região Centro-Oeste do Brasil, e é uma das unidades federativas, essa é a de menor extensão territorial, com apenas 5.802 quilômetros quadrados. Hoje o menor estado existente no território brasileiro em extensão territorial, ou seja, no tamanho do seu território, é o Sergipe. O tardio povoamento e desenvolvimento do Centro-Oeste fazem dessa região uma das menos povoadas do país. Com pouco mais de 16 milhões de habitantes, a área responde por, aproximadamente, 8% da população brasileira. Atualmente é a região menos populosa do Brasil, com uma das menores densidades demográficas. Saiba aqui como se deu a evolução da quantidade de municípios brasileiros e como eles estão distribuídos pelo território, além de sua relação com a população.

Descubra quais são as maiores e as mais ricas capitais brasileiras. Saiba quais cidades já foram as capitais brasileiras. As cidades brasileiras que apresentam mais de 1 milhão de habitantes. Os estados do Brasil são as unidades político-administrativas em que se divide o território nacional.

Quais são os três menores estados do Brasil?

População Atual do Brasil

Essa descoberta em uma região do estado de Goiás levou à fundação de um arraial. No entanto, o ouro encontrado era de aluvião, uma espécie de ouro que se esgotava facilmente, o que fez com que a atividade aurífera durasse pouco tempo. Entenda o que é Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e conheça sua história. Veja como ele é calculado e quais países têm os maiores ou menores IDH.

Estados e capitais do Brasil

A história da região Centro-Oeste deve ser contada a partir do povoamento da região. Por muito tempo, o Centro-Oeste brasileiro foi uma área espanhola, devido ao Tratado de Tordesilhas. Durante quase dois séculos, apenas jesuítas espanhóis aventuravam-se nas áreas interioranas para catequizar nativos, nas chamadas missões jesuíticas. Conheça os estados brasileiros com os maiores PIB. O IDH dos estados brasileiros é um importante indicador da qualidade de vida da população. Distrito Federal e Maranhão têm o maior e o menor IDH do Brasil respectivamente.

Demais estados brasileiros com menor extensão

Os biomas Pantanal e Cerrado estão presentes nessa região, sendo o último encontrado nos três estados e no Distrito Federal. Abriga a Floresta Amazônica, bioma presente todos os estados, exceto Tocantins. Devido a isso, constitui uma região pouco povoada, com baixas densidades demográficas. Apesar disso, tamanho de Portugal há grandes aglomerados urbanos, como nas regiões metropolitanas de Belém e Manaus, as duas maiores capitais. Para pautar a atuação dos gestores públicos em prover os serviços básicos necessários à população, foi criado o Ranking de Competitividade dos Estados, em 2011, pelo Centro de Liderança Pública.

Saiba como o Brasil tornou-se um país urbano e conheça as regiões mais urbanizadas do país. Conheça as principais causas e consequências da pobreza no Brasil. Veja dados estatísticos sobre as taxas de pobreza no país e o que indica essa condição.

Seus limites físicos são marcados pelo Oceano Atlântico a leste. Já ao norte, tem-se o de Alagoas, do qual está separado pelo Rio São Francisco.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *