Significado de Turismo O que é, Conceito e Definição

Significado de Turismo O que é, Conceito e Definição

Onde se tem uma preocupação em manter viva a cultura, como também o desenvolvimento e apoio econômico a toda comunidade (o turista é estimulado a realizar passeios, refeições e comprar pequenas lembranças, para que a economia possa circular nos povos indígenas). Dessa forma, o Viajar Verde define turismo sustentável como uma maneira de viajar respeitando-se a/as cultura/tradições, o meio ambiente e as pessoas locais, e “dando protagonismo às comunidades residentes”. Com o surgimento de novos modais de transporte e meios de comunicação, populações de diferentes partes do mundo começaram a colocar em prática o seu desejo por conhecer novos lugares e culturas. Dessa forma, observou-se a intensificação do movimento de turistas pelo mundo após a Revolução Industrial, com o advento das ferrovias, que permitiam a realização de viagens de maior distância.

Segundo o portal Viajar Verde, o conceito de turismo sustentável foi definido pela primeira vez em 1992, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (a Eco-92), que aconteceu no Rio de Janeiro. Este foi concebido com base no conceito de desenvolvimento sustentável, considerando as dimensões sociocultural, ambiental e econômica. Contudo, o ressalta que como qualquer outra atividade econômica, o turismo “gera impactos positivos e negativos para as pessoas e para o planeta”. Toda a movimentação de turistas “também Salvador para Morro de São Paulo com a Biotur significa aumento das emissões de gases de efeito estufa, esgotamento de recursos naturais, excesso de lixo, exploração de mão de obra, gentrificação, aprofundamento de desigualdades, extinção de culturas”. Ainda de acordo com o portal Mundo Educação UOL, o turismo vem ganhando cada vez mais espaço na economia brasileira, sobretudo mais recentemente. Com isso, vem adquirindo importância na geração de receita nas economias locais e nacional, impactando diversos serviços, como transporte, hotelaria, alimentação e comércio formal e informal.

O turismo cultural é caracterizado pelo deslocamento de pessoas com o objetivo de vivenciar o conjunto de elementos significativos do patrimônio histórico e cultural e a identidade de uma determinada população. Também no século XIX surgiu no Reino Unido aquela que ficou conhecida como a primeira agência de turismo do mundo. Ela foi aberta por Thomas Cook e esteve em funcionamento por 178 anos, encerrando definitivamente as suas atividades no ano de 2019. Pouco tempo após o surgimento dessa agência de serviços de viagem, muitas outras surgiram em países europeus e na América do Norte. O Turismo, desde que bem trabalhado, pode ser uma excelente fonte de renda para os municípios e estados.

O que falar sobre o turismo?

O turismo no Brasil é uma atividade econômica responsável pela geração de empregos e pelo intenso dinamismo do setor terciário, uma vez que movimenta uma série de serviços como transporte, alimentação e hospedagem. As paisagens naturais e a diversidade cultural são os principais atrativos turísticos do Brasil, embora problemas estruturais e infraestruturais tornem o desenvolvimento do setor mais lento. Entre os destinos mais procurados estão Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu, Florianópolis e São Paulo. Se por um lado o turismo predatório pode levar ao esgotamento dos recursos naturais, assim como à descaracterização cultural e desequilíbrio social, o turismo sustentável é composto pelos mesmos pilares do desenvolvimento sustentável – eficiência econômica, justiça social e prudência ecológica.

O ecoturismo é o tipo turístico de maior potencial do Brasil, em razão das riquezas naturais e da grande biodiversidade, características do país. No entanto, é importante ressaltar que o ano de 2020 foi marcado pela pandemia do coronavírus, cenário sanitário que culminou no fechamento da fronteira de vários países a na queda drástica da atividade turística no mundo. Mesmo assim, percebe-se, por meio do levantamento da OMT, a maior concentração de turistas em regiões turísticas já tradicionais. A importância econômica do turismo está atrelada, ainda, à geração de empregos e renda, à maior arrecadação de impostos pelo poder público e à movimentação de vários outros setores da economia, como o de transportes e o de alimentação. No entanto, para diferentes estudiosos, a Idade Contemporânea, mais precisamente após a Revolução Industrial, é o principal marco histórico do turismo no mundo, uma vez que, a partir desse momento, os deslocamentos voluntários da população, principalmente para fins de lazer, tornaram-se mais recorrentes.

Além disso, houve o desenvolvimento de máquinas e equipamentos a vapor, que substituíram a tração animal, fato que possibilitou um maior deslocamento espacial em um menor tempo. Entre 2020 e 2022, a pandemia de covid-19 afetou duramente as atividades turísticas, que já veem os números subindo novamente e projetam um crescimento significativo para os anos seguintes. É interessante notar que, antes disso, o país chegou a receber mais de 6 milhões de visitantes por ano. O trabalho para a retomada plena do setor conta com vários órgãos da esfera privada e pública, com destaque para o Ministério do Turismo (MTur), que é parte do governo federal do Brasil desde 2003. Desde meados de 2012, segundo a Organização Mundial do Turismo, mais de 50% das chegadas internacionais de turistas têm como objetivo destinos urbanos.

De acordo com o Banco Mundial, o número de turistas saltou de 1,9 milhão em 1995 para 4,8 milhões apenas dois anos mais tarde. A maneira como o Brasil é visto no exterior e a forma como as relações diplomáticas são estabelecidas podem, igualmente, minar a entrada de visitantes internacionais no país. Mesmo no meio da cidade podemos encontrar ideias que representam muito bem esse pilar do turismo sustentável, como um hotel que usa energia solar e empresas que transportam os turistas em veículos que geram menos poluição. O turismo sustentável tem a proteção ambiental como um de seus pilares, mas seu conceito é mais amplo, pois ele também pretende satisfazer os visitantes e valorizar as comunidades locais e do entorno, ajudando a preservar sua história e cultura e gerando emprego e renda. A importância do turismo está atrelada ainda à preservação do espaço urbano e do patrimônio cultural e natural de uma determinada localidade.

Pois, vivemos em um mundo de recursos finitos, então é nossa missão preservar o que ainda nos resta. Isso inclui, por exemplo, criar medidas para que as pessoas possam visitar os locais causando o menor impacto possível. O termo surgiu em 1992, na conferência das Nações Unidas sobre o meio ambiente e o desenvolvimento, e está sendo difundido pouco a pouco.