Vamos assistir um filme?!

Vamos assistir um filme?!

Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, organize um momento no Google Classroom (como criar, postar atividades, disponível aqui) ou no Google Meet (como criar uma reunião online, disponível aqui). Existem alguns filmes que tratam de questões complexas, retratam a realidade de maneira crítica e nos fazem refletir sobre um determinado assunto, geralmente de cunho social, como a realidade da mulher periférica em “Baronesa” (2017), de Juliana Antunes. Muitas pessoas que têm contato com o filme podem refletir a respeito das diferenças que assolam nosso país. Alguns verão como a realidade em uma comunidade é diferente da sua, outros podem se identificar e possivelmente encarar a realização do filme positivamente, por possibilitar um alcance maior do que precisa ser visto e pensado.

Artigos Relacionados

A consciência de que há outras formas de pensar sobre as mesmas coisas é uma condição de possibilidade para o exercício filosófico. Além disso, o professor pode fazer conjunto com os professores de línguas estrangeiras, quando for possível. Identificar sotaques, expressões e elementos da cultura dos países podem ser pontos a serem avaliados pelos professores de línguas estrangeiras. Todos esses são filmes educativos para educação infantil que contam histórias de superação, família, independência, entre outros temas importantes. Fantástico’’ (1964), um dos maiores clássicos do cinema é um filme satírico que faz duras críticas ao militarismo americano no período da Guerra Fria, tratando todo discurso acerca da ameaça comunista uma histeria coletiva. A obra conta a história um general louco que, acreditando em uma conspiração comunista, dá ordens para que a Rússia seja bombardeada, causando uma iminente Guerra Nuclear, porém, o presidente dos EUA ao saber do ocorrido tenta a todo tempo parar o processo.

Desenvolva uma atividade

Aos poucos, com atuais produções representativas esta diferença vem diminuindo, mas ainda é um longo trajeto a ser percorrido. Comparando com os negros, tantos os homens quanto as mulheres brancas possuem  mais oportunidades de trabalho, seja atuando ou dirigindo. A desigualdade racial e o racismo velado na sociedade são raízes difíceis de serem cortadas.

Educação motivada pela cultura

Hoje é considerada transformadora social, justamente por levar adiante filmes que carregam essas questões. É importante ressaltar aqui que toda forma de expressão dentro do cinema é válida, porém esse é um caminho a ser tomado para ir além, utilizando a influência de mídia que tem o cinema para tornar a arte uma real ferramenta de mudança. Outra experiência, também frustrante, foi quando fui substituto em uma turma de Pedagogia e passei o filme francês “Entre os muros da prisão” para discutirmos o conceito de “sociedade disciplinar”. Embora o filme fosse pertinente, não foi uma escolha muito acertada para uma primeira aula. A obra conta a história de Riley, uma garota de 11 anos que enfrenta mudanças importantes em sua vida quando os pais decidem mudar a família para São Francisco.

Qual é o objetivo dos filmes?

O filme também conta com personagens militares retratados ironicamente e estereotipadamente de forma crítica. Ao fim do filme, presenciamos a bomba sendo lançada, dizimando parte da população mundial e uma resposta da URSS ao ataque, lançando com um gás que cobrirá toda a Terra em uma nuvem radioativa durante 90 anos. É mostrado ao telespectador um avião U-2 que fazia uma vigilância rotineira tirando fotos que revelam os planos soviéticos de colocar uma plataforma de lançamento de mísseis nucleares em Cuba.

Outras vezes o objetivo é simplesmente expor de forma clara um problema social, para que mais atenção seja dada a ele e como forma de protesto. Outra inovação que modificou a cinematografia foi o chamado cinema digital. Desde o final da década de 1990, diversos estúdios passaram a gravar e editar filmes digitalmente. Em 2005, um empreendimento conjunto dos maiores estúdios de Hollywood Filmes Online HD lançou a Digital Cinema Initiatives, a DCI, o sistema digital que substituiu os filmes de rolo nos cinemas em todo o mundo. Eugen Schufftan foi um cineasta que desenvolveu o chamado efeito Schufftan, técnica que revolucionou os efeitos especiais no cinema. Dois espelhos eram posicionados na frente da câmera e isso possibilitava sobrepor duas imagens em escalas diferentes.

“Eu amei tudo, desde quando a professora filmou a gente, quando fomos ao cinema lá no shopping, hoje eu fui a vendedora de pipocas e precisava pegar o dinheirinho dos amigos,ninguém podia entrar sem comprar a pipoca e o ingresso”, comentou. Já a aluna Milena Fidelis, de 06 anos do pré-escolar, contou que já assistiu diversos filmes. A Rúbia era uma menina que recebia pouca atenção da mãe e do pai dela, até que um dia ficou doente e viu que ganhava mais atenção daí começou mentir só pra ganhar carinho.

Utilizar, portanto, do cinema e suas derivações como recurso didático pode ser algo bastante eficaz. Notadamente quando, para além do conteúdo programado, busca-se a inserção efetiva de temas transversais em sala de aula. Além da ampliação do repertório cultural que culmina na formação mais crítica do indivíduo. Como Estrelas na Terra é a nossa última dica da lista de filmes sobre educação infantil. O garoto, de apenas 9 anos, sofre com dislexia e não é compreendido pelos pais e professores. Podemos ver como o Cinema de modo geral ainda dá mais voz e espaço ao Homem Branco, seja atuando ou dirigindo os filmes.

A partir deste momento as crianças estudarão como surgiu o cinema e perceberão como a forma de assistir filmes mudou ao longo do tempo. Lembro-me que, na minha época de estudante de Educação Básica, meus colegas e eu ironizávamos a seleção de filmes feita pelos professores. Após a exibição, fizemos uma reflexão sobre a obra, seguida de uma dramatização que incluiu como temas a reciclagem e a importância da tecnologia, do desenvolvimento sustentável e da redução do consumismo. Os alunos se divertiram com o robozinho Wall-E e entenderam a mensagem do filme. Após a exibição, foram realizadas atividades sobre os temas presentes nos filmes – meio ambiente, sustentabilidade, bullying, emoções, ética e cidadania, entre outros.

Porém, devido a um problema na sala de controle da mente de Riley, a Alegria e a Tristeza ficam de fora. História do uso do Cinema como ferramenta de propaganda política durante a II Guerra Mundial. A moral da história é que a jornada para o sucesso é árdua, exige muito esforço e não vale a pena deixar a vida passar sem se empenhar para alcançar o que sonhamos.

A partir de então acompanha-se os planos do então presidente John F. Kennedy para evitar a construção dessa plataforma. O perigo de uma guerra nuclear nunca havia sido tão real e durante 13 dias o governo americano se reuniu na Casa Branca para encontrar soluções para a situação. Após tensas negociações acordos foram feitos, a base foi desfeita e as armas foram retiradas de Cuba; ’’Good Bye, Lenin!