Além do mais, a prática de esportes também facilita a absorção de novos conhecimentos”, observa Egleizer Melo. Praticar atividade física regularmente também colabora para o desenvolvimento social e emocional do estudante por meio da interação com colegas da mesma idade. Assim, os estudantes aprendem a trabalhar em equipe e assimilam valores como a resiliência e a empatia.
O fato de você jogar frescobol na praia, ou de a sua mãe caminhar todos os dias de manhã, não faz nem de você e nem de sua mãe, atletas. A essa altura, você já deve ter entendido que atividade física é qualquer tipo de atividade com o corpo que vise o bem-estar e/ou a saúde. É preciso lembrar que para que uma atividade física tenha como finalidade a manutenção da saúde, ela deve ser praticada moderadamente e com regularidade de, no mínimo, 3 vezes por semana. Já a atividade física refere-se a qualquer atividade que envolva o corpo e algum gasto de energia. As atividades físicas são a base de qualquer tipo de esporte ou exercício físico, mas não possuem necessariamente um sistema de regras ou uma rotina específica.
A técnica pode ser abordada na perspectiva da resolução de problemas colocados para os alunos, incentivando a descoberta de metas, objetivos e a pesquisa, no sentido de buscar a melhor maneira de fazer algo. “Infelizmente, vivemos hoje em uma sociedade praticamente vazia de valores éticos e morais, de conceitos e de tradições”, conforme (LIMA 2010). Por último, os professores podem utilizar as atividades físicas para incentivarem a autoestima, o autoconhecimento, a autonomia e a motivação dos estudantes.
Atualidades
Em um momento histórico em que há pluralismo de ideias e culturas, os adolescentes e jovens carecem de encontrar na prática esportiva um modelo que respeite a sua individualidade e personalidade, suas diferenças e seus limites. Um problema que se tem observado no exercício profissional é a tendência errônea em se reduzir o esporte a competição (FLORENTINO, 2006). Conforme Bracht (2005), o exemplo de esporte predominante nos dias de hoje no Brasil é o de alto rendimento ou espetáculo, mesmo quando ele acontece na escola ou no espaço do lazer.
O professor sem duvida tem um papel fundamental nesse processo de ensino, ele é quem vai dar a oportunidade dos alunos em vivenciar a liberdade da pratica do esporte e ao mesmo tempo controlar para que a sua pedagogia trilhe o caminho mais correto. Segundo Blázquez (1999), o professor de educação física deve tornar o esporte um objeto e meio de educar, otimizando suas ações por meio do uso de métodos e programas coerentes com os objetivos propostos. As evidências apontam que foram os gregos e os persas os pioneiros na sistematização da prática do esporte. Nas mais primitivas sociedades já haviam monumentos de vários estilos (egípcios, babilônicos, assírios e hebreus) com cenas de lutas, jogos de bola, natação, acrobacias e danças. Entre os egípcios, a luta corpo-a-corpo e com espadas surgiu por volta de 2.700 a.C. Eram exercícios com fins militares ou, na maioria das vezes, com caráter religioso.
No início, a prática esportiva estava ligada aos exercícios e às guerras, aprimorar e desenvolver a força física do soldado. Hoje se tornou um fenômeno de massa, lucrativo para grandes empresas e sinônimo de status para os grandes atletas, o que acabou banalizando um pouco a essência do esporte (BITENCOURT, 1997). Verificar a contribuição da pratica esportiva na formação de adolescentes e jovens – formação esta não apenas de cunho físico, mas social e ético-moral; ou seja, na formação integral. A prática esportiva tem um papel fundamental no combate ao sedentarismo, um problema que se agrava cada vez mais entre crianças e adolescentes devido ao uso excessivo de celulares, notebooks e tablets.
Como é feita a classificação dos esportes?
Em 1896, o esporte atingiu um novo status, com a primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, em Atenas. A prática do esporte remete à China, 4000 a.C., onde se registrou os primeiros registros da ginástica. Posteriormente, o Egito e, sobretudo, a Grécia antiga marcam a história das competições esportivas. Alguns dos grandes desafios para desenvolver este trabalho referem-se às inquietações de cunho ideológico e as dificuldades de sistematizar os conhecimentos da área para a construção da formação humana em esportes. O sonho de ascensão profissional por meio do esporte também foi encontrado por ela.
Conforme anteriormente descrito, as pedagogias estão sendo ampliadas a fim de melhor contribuir para o sistema educacional. Os professores de Educação Física do Colégio Etapa destacam que é importante considerar a preferência das crianças e dos adolescentes no momento de escolher a modalidade Senhor Esporte esportiva. “Respeitando a faixa etária de cada um, o esporte mais indicado é aquele que faz bem para a saúde e que o estudante sente prazer em praticar”, afirma Vitor Alencar dos Santos. A partir dos seis anos, é indicado praticar atividade física por pelo menos 60 minutos diariamente.
O que é esporte e suas classificações?
Entretanto encontramos a base dos grandes esportes na Grécia clássica onde o culto ao esporte, em especial ao homem e seu corpo, levaram a criação dos Jogos Olímpicos cujo objetivo era a exaltação a maior expressão da força vital. Os esportes mais populares do mundo são aqueles que conciliam uma grande quantidade de praticantes e, sobretudo, uma quantidade expressiva de espectadores. Existem diversas modalidades de esporte, no Brasil, as mais populares são o futebol, o vôlei e o basquetebol. Os esportes podem ser praticados de forma individual ou coletiva, profissionalmente, de maneira recreativa ou para a melhoria da saúde. Os praticantes de esportes são chamados de esportistas, desportistas ou atletas. Sugere-se que novas pesquisas possam ser realizadas abordando esse tema, a fim de ampliar e consolidar as evidências dos benefícios da prática esportiva para a população em questão.