Pirelli explica diferenças entre validade e garantia dos pneus Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos


Segundo as empresas, a manutenção adequada como a calibração correta, rodízio, alinhamento e balanceamento são fatores determinantes para garantir a longevidade. O prazo de validade máximo de um pneu é cinco anos após sua fabricação. Após esse período, ele começa a se deteriorar devido ao tempo e aos agentes climáticos como pressão, temperatura e umidade. José Carlos Quadrelli, gerente geral de Engenharia de Vendas da Bridgestone do Brasil, explica que os pneus podem aparentar estar em bom estado e com pouco desgaste, mas sua estrutura pode estar comprometida. Embora nunca tenham rodado na estrada, foram submetidos à ação do tempo e da temperatura, que podem alterar suas características originais”, observa. O índice de carga e a categoria de velocidade do pneu estão relacionados com a sua capacidade de desempenhar suas funções seguras de material rodante.

Fique atento: pneus têm prazo de validade

A partir do sexto ano o pneu já perde as suas características, a aderência no asfalto vai reduzindo e o pneu não oferece mais a mesma estabilidade, a mesma aderência com o asfalto do que um similar zero ou novo, até seis anos. Nessas condições você pode usar o pneu até, no máximo, 10 anos. Caso o pneu do carro tenha o número 2421 marcado, por exemplo, significa que foi produzido na semana 24 do ano de 2021. Ao passar por um meio-fio, buraco ou lombada, ocorre um choque que pode acelerar o desgaste dos pneus.De fato, um choque em um ou mais pneus pode fazer com que a geometria do seu veículo fique desalinhada. Desgaste irregular dos pneus que exigirá substituição prematura. Ao preservar a durabilidade dos seus pneus, você os troca com menos frequência, o que reduz o impacto em nosso planeta.

O primeiro grupo do código tem 2 ou 3 dígitos e identifica qual foi a planta produtora do pneu. Na sequência, temos duas letras que identificam as medidas do pneu dentro da tabela de equivalência do departamento de trânsito dos Estados Unidos. Depois, temos alguns grupos que são opcionais e que se referem a dados e características construtivas daquele pneu. Entretanto alguns fabricantes entendem para 8 ou até 10 anos a garantia dependendo do modelo e do composto usado na fabricação. Tem um leitor desconsolado, reclamando que seu estepe, o sobressalente, foi condenado pela loja de pneus onde ele foi trocar os quatro que se desgastaram. Sua ideia era comprar três novos e usar o estepe, que segundo ele jamais foi utilizado nos quase 10 anos de seu carro.

Conheça tecnologias de pneus aplicadas pela Bridgestone em seus produtos

Conversamos com algumas das principais fabricantes de pneus que atuam no Brasil (Bridgestone, Continental, Michelin e Pirelli) para saber detalhes sobre como devem ser conservados para durar mais. Eu ia comprar pneus para meu carro na internet e resolvi perguntar para o vendedor sobre o DOT. Ele respondeu que isso era irrelevante, porque dão 5 anos de garantia. Insisti e ele disse que não seria possível informar. Desisti de comprar e fui na loja que troca pneus na minha frente, onde pude ver claramente o DOT que a loja on line não me informou. Perfeito Fernando, sou Analista de Garantia formado pela Goodyear e sua informação está 200% correta, pneu não tem data de validade e sim tempo de garantia.

Ou talvez você esteja procurando aprimorar seus conhecimentos gerais? Confira os vídeos abaixo ou assista direto na página do FlatOut. O oxigênio, a umidade, o ozônio, a ação dos raios UV, os ciclos de calor, os contaminantes do solo, tudo isso vai degradando a química do composto com o passar dos anos.

Qual a validade do pneu?

Os sulcos da banda de rodagem não podem ser menores que 1,6 milímetros de altura, pois abaixo disso, a segurança dos ocupantes do veículo é posta em risco, podendo ocorrer aquaplanagem, deslizamentos e outros acidentes. Além disso, tal descuido gera multa e registro de infração na CNH, conforme pontuamos no início deste texto. A boa conservação do pneu do seu carro é fundamental para a sua segurança.

Mas nenhuma fábrica recomenda uso superior a sete anos. O automóvel tem muitos componentes fabricados com borracha e todos se degradam, têm prazo de validade. O composto de borracha vai oxidando e perdendo suas características desde o dia em que foi fabricado. Os pneus, por exemplo, são itens que demandam atenção. A troca dos pneus no prazo correto é fundamental para garantir a segurança na direção.

Recomendações de armazenamento para os pneus

Normalmente são 5 anos a partir da data da Nota Fiscal de compra do pneu ou da data de compra do veículo novo. Conhecido como DOT antigo, possui 12 dígitos, separados de quatro em quatro. Os primeiros dois números indicam o código da fábrica e país de produção do pneu, os próximos seis números indicam o modelo e medida do pneu e os quatro números finais são a data de fabricação. O balanceamento de pneus é importante para garantir o melhor desempenho de um veículo e para aumentar a vida útil dos pneus. O gerente sênior de Serviços Técnicos ao Cliente da Continental Pneus, Rafael Astolfi, falou sobre as condições adequadas de armazenamento. “Se as recomendações sobre a armazenagem correta dos pneus forem seguidas, não há redução da vida útil dos pneus.

O armazenamento inadequado pode resultar em deformações nos pneus, além de causar perda de algumas propriedades da borracha. Você, certamente, já ouviu falar que o pneu tem X, Y ou Z anos de validade. A verdade, porém, é que qualquer informação que delimite a validade de um pneu está errada. Uma confusão cometida por muitas pessoas que misturam o significado melhor loja de pneus online de validade do pneu com o de garantia.

Tv não é item que vai se desgastando com vida útil pré estabelecida, pode durar 1000 ou 10000h. Tenta fazer um pneu de carro durar 100mil km.E se tratando de eletrônicos, tem memórias de computador que possuem garantia vitalícia. Pneu não tem prazo de validade, de acordo com a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP). Mas as empresas costumam dar um prazo de garantia para o produto, que é, em média, de cinco anos após a data de fabricação.

Isso significa que toda a estrutura de aço que dá forma e resistência ao pneu pode mudar de posição, perdendo a função e interferindo na rodagem do veículo. Assim como um pneu careca coloca um veículo em risco, o pneu vencido pode perder a resistência e a aderência ao piso. Assim, o pneu pode sofrer desgastes químicos e físicos que não dizem respeito diretamente ao atrito com o piso. Segundo as empresas, conforme os pneus vão sendo utilizados, passam por mudanças físicas e químicas que diminuem sua performance ao longo do tempo.

Assim, pneus bem conservados durarão mais, aumentarão sua eficiência de combustível, o desempenho e, o mais importante, contribuirão para sua segurança geral na estrada. Ademais, vale lembrar que mesmo o pneu estepe, que não está rodando, é afetado pelas condições externas e também deve ter sua data de validade observada. Apesar de a validade do pneu ser indeterminada, estes materiais continuam sujeitos ao desgaste pelo uso. Para verificar o prazo de garantia do pneu, primeiro você deve identificar o fabricante e o prazo de garantia recomendado.

Porque essas novas gerações de pneus oferecem um padrão de banda de rodagem em evolução que permite que o pneu mantenha sua performance até o fim, mesmo quando usado. No entanto, é plenamente possível que um pneu ainda esteja em boas condições de uso mesmo após o término da garantia, que é, por iniciativa da Pirelli, de cinco anos a partir da data de compra. Já a validade do pneu está diretamente ligada a uma série de outros fatores, como, por exemplo, a maneira com que os pneus foram armazenados. Em caso de armazenagem incorreta, o pneu pode sofrer com deformações, além de a borracha perder algumas de suas propriedades. Os pneus têm garantia oferecida pelos fabricantes contra defeitos de fabricação.